...
Pular para o conteúdo

Receita de Caldo Verde tradicional Português

  • 5 minutos de leitura

Quem não ama um delicioso Caldo Verde tradicional português? É uma das sopas mais famosas em Portugal.

Assim hoje, vou partilhar com vocês como se prepara esta deliciosa sopa.

receita de caldo verde tradicional português

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

Receita de Caldo Verde tradicional português

O Caldo verde, é uma das sopas mais famosas em Portugal, pois está desde a muito tempo incutida na cultura deste maravilhoso país.

Foi a pensar na componente cultural e gastronômica que decidi preparar para vocês esta deliciosa receita de caldo verde tradicional português.

Quando cheguei em Portugal, não conhecia esta sopa mas rapidamente apaixonei-me por ela, porque o seu sabor encanta qualquer um.

Esta famosa sopa é muito consumida em Portugal devido á sua raiz cultural, além de ser muito fácil e rápida de preparar. Já para não falar que esta receita de caldo verde é muito acessível.

Nos tempos atuais fazer uma refeição que fica bastante em conta não deixa de ser um motivo muito importante, então se o agregado for grande aí sim vai compensar mesmo!

Origem do Caldo Verde

O caldo verde é uma sopa com o selo de autenticidade Portuguesa! Surgiu no Norte do país, não se sabe ao certo qual foi a cidade onde nasceu esta deliciosa sopa, no entanto é sabido que nasceu no norte de Portugal.

O Caldo verde tem como o principal ingrediente a couve galega, que em Portugal nos supermercados tem o nome da própria sopa “caldo verde”.

Esta sopa ao fazer muito sucesso no norte de portugal, começou a ser muito divulgada a nível nacional, sendo que qualquer português conhece esta deliciosa sopa.

Mas o caldo verde não se cingiu a Portugal continental, muito pelo contrário, esta sopa saiu de portas um pouco para todos os países onde existem comunidades portuguesas, nomeadamente no Brasil.

Receita de Caldo Verde tradicional português

Regra geral o caldo verde é servido no início de uma refeição ou então numa ceia, porque esta sopa é de muito fácil digestão devido à sua leveza.

Em Portugal, um grande exemplo do caldo verde é na passagem do ano, onde este é servido como ceia a altas horas da madrugada.

De acordo com a receita original do caldo verde, esta deve ser sempre acompanhada por um bom vinho tinto, nomeadamente um bom vinho tinto do douro é deveras recomendado.

Um fato curioso, foi que o caldo verde foi distinguido com honras pela cadeia de televisão norte-americana CNN, em 2021 foi destacado como uma das 20 melhores sopas de todo o globo.

Ingredientes que irá precisar

A receita do caldo verde tradicional português é simples de fazer, mas não deixa de ser necessário ter os seguintes ingredientes disponiveis:

Esta receita é muito simples de preparar, no entanto irá precisar dos seguintes ingredientes:

Receita de Caldo Verde tradicional português

SOPA DE CALDO VERDE

Aprenda a fazer uma deliciosa sopa de caldo verde tradicional português
5 de 49 votos
Tempo de Preparação 15 minutos
Tempo de Elaboração 20 minutos
Tempo Total 35 minutos
Prato sopa
Cozinha Portuguesa
Porções 4 pessoas
Calorias 284 kcal

Ingredientes
  

  • 100 g de couve cortada em tirinhas finas
  • chouriço ou linguiça calabresa cortada em rodelas finas
  • 2 batatas médias
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho médio
  • 50 ml de azeite
  • Água
  • Sal

Instruções passo a passo
 

  • Descasque as batatas e a cebola, corte em pedaços e reserve.
  • Em uma panela coloque as batatas, a cebola e o dente de alho cortado ao meio.
  • Coloque a água para cobrir os legumes, sal, azeite e deixe cozinhar até amolecerem. Eu usei (1 litro de água).
  • Depois de cozidos, apague o fogo e passe com o mixer nos legumes para fazer um creme.
  • Em seguida, ligue o fogo e coloque o creme para ferver de novo e depois coloque a couve picada. Prove o sal, se for necessário acrescente mais.
  • Sirva com rodelas de chouriço ou calabresa em cima da sopa.

receita em vídeo

Nutrição

Servindo: 300mlCalorias: 284kcalCarboidratos: 42gProteína: 4gGordo: 5g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, caldo verde, como fazer caldo verde, como fazer sopa de caldo verde, receita de sopa de caldo verde, sopa caldo verde português, sopa de caldo verde, sopa portuguesa caldo verde
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Você agora já tem mais alguma razões para fazer esta fantástica receita de caldo verde tradicional português para a sua família ou para um evento especial!

Se você gostou desta receita, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, familiares, enfim como todos aqueles que vão adorar fazer esta deliciosa receita!

E se você fizer uma modificação à receita original deixe aí nos comentários , para que todos nós possamos beneficiar da sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR