Essa receita de sopa da pedra tradicional vai te deixar com água na boa! É uma receita tradicional de Portugal, ele está cada vez mais popular aqui no Brasil.
Trata-se de uma refeição nutritiva e que não deixa a desejar no quesito sabor e substância. Ficou curioso? Veja a seguir como fazê-lo.
Receita de sopa da pedra
A sopa da pedra exige um pouco mais de elaboração em comparação com os outros tipos de sopa. Isso porque são muitos ingredientes, incluindo feijão e carne de porco. Assim, você pode ficar preparado, pois vai gastar um tempinho a mais para fazer esse prato.
Mas podemos te garantir que o esforço vai valer a pena e você não vai se arrepender com o resultado final. Mesmo assim, seu tempo de preparo é prolongado por conta do feijão. Tirando isso, em uma hora é possível elaborar esse prato.
Dessa forma, a receita que vamos mostrar aqui vai render até 20 porções. Ela é ideal para ser consumida no almoço e servida em eventos comemorativos. Além disso, essa deliciosa sopa da pedra é um ótimo prato principal, sem a necessidade de outros acompanhamentos.
Por que esta receita funciona?
Essa receita funciona porque seu sabor e sustância estão garantidos! O feijão, por exemplo, é uma excelente fonte de ferro, sendo altamente nutritivo. Ele previne inúmeras doenças, incluindo anemia. Já a carne de porco, outro de seus ingredientes, possui várias vitaminas e minerais.
Temos também os ingredientes secundários, especialmente os temperos, que vão dar um gosto especial ao prato. Mas, acima de tudo, eles contribuem para a sopa da pedra ser muito saudável e saborosa de forma geral.
Com isso, podemos concluir que essa receita de sopa da pedra funciona pois é nutritiva, saudável e fácil de fazer (mesmo levando um pouco mais de tempo de preparo).
Alternativa a receita de sopa da pedra
Se você optar por fazer outro tipo de sopa, separamos algumas alternativas que se encontram aqui no site:
Se você continua por aqui, então vamos ver como fazer uma incrível sopa da pedra.
Sopa da pedra
Ingredientes
- 1 kg de feijão vermelho;
- 200 g de toucinho;
- 1 chouriço de carne
- 1 morcela;
- 1 orelha de porco;
- 2 cebolas;
- 2 dentes de alho;
- 700 g de batata;
- Coentro sal e pimenta à gosto.
Instruções passo a passo
- A sopa começa a ser preparada no dia anterior, ou seja, na véspera. Nessa etapa, primeiro deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Também na véspera, escalde e raspe a orelha de porco, deixando-a bem limpa;
- No dia que a receita será feita, cozinhe normalmente o feijão na água, juntamente com a orelha de porco, o chouriço, a morcela, as cebolas e os alhos;
- Depois de alguns minutos no fogo, acrescente sal, coentro e pimenta à gosto;
- Se for preciso, coloque mais água. O mais importante é não deixar secar, pois o caldo é essencial;
- Agora coloque na panela as batatas cortadas em cubinhos;
- Deixe ferver até a batata ficar bem cozida;
- Em seguida, mexa bem conforme a sopa vai cozinhando;
- Antes de servir, transfira a sopa para um outro recipiente. Nele, coloque uma pedra bem lavada. Esse é o “segredo” dessa sopa, já que a cultura portuguesa mantém essa tradição. Mas isso não é obrigatório!
Nutrição
Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.
Palavras finais
Essa é a receita de sopa da pedra e você não vai se arrepender de servir esse prato para seus convidados. Mas ela é um pouco mais pesada do que as sopas tradicionais, por conta do feijão e carne de porco.
Nesse caso, evite consumi-la antes de dormir. Trata-se de uma refeição ideal para um almoço em família ou confraternização no trabalho, por exemplo.
Se achar sopa, um prato muito complicado ou muito pesado para a sua dieta, então confira a nossa lista de receitas com dezenas de sopas simples e fáceis de preparar para todos os gostos.
Mesmo assim, você pode modificar a receita da forma que achar melhor. Se fizer isso, queremos saber mais sobre a sua experiência. Nos conte tudo sobre a sua experiência na cozinha!
E, se gostou dessa delícia, compartilhe ela com mais pessoas, incluindo amigos, familiares e conhecidos. Por fim, aqui no site você encontra outras dezenas de receitas de sopas incríveis. Então não deixe de conferi-las ok?
Verônica Ribeiro, a mente criativa por trás do “Cozinha da Vê”, é uma apaixonada por sabores e aromas que transforma sua paixão pela culinária em receitas irresistíveis. Com uma habilidade única para combinar ingredientes e um toque especial de carinho em cada prato, ela conquista corações e paladares, tornando a culinária uma experiência verdadeiramente deliciosa em seu blog.