...
Pular para o conteúdo

Receita de sopa da pedra tradicional

  • 5 minutos de leitura

Essa receita de sopa da pedra tradicional vai te deixar com água na boa! É uma receita tradicional de Portugal, ele está cada vez mais popular aqui no Brasil.

Trata-se de uma refeição nutritiva e que não deixa a desejar no quesito sabor e substância. Ficou curioso? Veja a seguir como fazê-lo.

receita de sopa da pedra

Receita de sopa da pedra

A sopa da pedra exige um pouco mais de elaboração em comparação com os outros tipos de sopa. Isso porque são muitos ingredientes, incluindo feijão e carne de porco. Assim, você pode ficar preparado, pois vai gastar um tempinho a mais para fazer esse prato.

Mas podemos te garantir que o esforço vai valer a pena e você não vai se arrepender com o resultado final. Mesmo assim, seu tempo de preparo é prolongado por conta do feijão. Tirando isso, em uma hora é possível elaborar esse prato.

Dessa forma, a receita que vamos mostrar aqui vai render até 20 porções. Ela é ideal para ser consumida no almoço e servida em eventos comemorativos. Além disso, essa deliciosa sopa da pedra é um ótimo prato principal, sem a necessidade de outros acompanhamentos.

receita de sopa da pedra

Por que esta receita funciona?

Essa receita funciona porque seu sabor e sustância estão garantidos! O feijão, por exemplo, é uma excelente fonte de ferro, sendo altamente nutritivo. Ele previne inúmeras doenças, incluindo anemia. Já a carne de porco, outro de seus ingredientes, possui várias vitaminas e minerais.

Temos também os ingredientes secundários, especialmente os temperos, que vão dar um gosto especial ao prato. Mas, acima de tudo, eles contribuem para a sopa da pedra ser muito saudável e saborosa de forma geral.

Com isso, podemos concluir que essa receita de sopa da pedra funciona pois é nutritiva, saudável e fácil de fazer (mesmo levando um pouco mais de tempo de preparo).

Alternativa a receita de sopa da pedra

Se você optar por fazer outro tipo de sopa, separamos algumas alternativas que se encontram aqui no site:

Se você continua por aqui, então vamos ver como fazer uma incrível sopa da pedra.

receita de sopa da pedra

Sopa da pedra

Aprenda a fazer sopa da pedra
Sem avaliações
Tempo de Preparação 20 minutos
Tempo de Elaboração 30 minutos
Tempo Total 50 minutos
Prato sopa
Cozinha Brasileira, Portuguesa
Porções 20 pessoas
Calorias 103 kcal

Ingredientes
  

  • 1 kg de feijão vermelho;
  • 200 g de toucinho;
  • 1 chouriço de carne
  • 1 morcela;
  • 1 orelha de porco;
  • 2 cebolas;
  • 2 dentes de alho;
  • 700 g de batata;
  • Coentro sal e pimenta à gosto.

Instruções passo a passo
 

  • A sopa começa a ser preparada no dia anterior, ou seja, na véspera. Nessa etapa, primeiro deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Também na véspera, escalde e raspe a orelha de porco, deixando-a bem limpa;
  • No dia que a receita será feita, cozinhe normalmente o feijão na água, juntamente com a orelha de porco, o chouriço, a morcela, as cebolas e os alhos;
  • Depois de alguns minutos no fogo, acrescente sal, coentro e pimenta à gosto;
  • Se for preciso, coloque mais água. O mais importante é não deixar secar, pois o caldo é essencial;
  • Agora coloque na panela as batatas cortadas em cubinhos;
  • Deixe ferver até a batata ficar bem cozida;
  • Em seguida, mexa bem conforme a sopa vai cozinhando;
  • Antes de servir, transfira a sopa para um outro recipiente. Nele, coloque uma pedra bem lavada. Esse é o “segredo” dessa sopa, já que a cultura portuguesa mantém essa tradição. Mas isso não é obrigatório!

Nutrição

Servindo: 100gCalorias: 103kcalCarboidratos: 7.5gProteína: 9.1gGordo: 4.6g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, como fazer sopa da pedra, receita de sopa da pedra, sopa da pedra
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Palavras finais

Essa é a receita de sopa da pedra e você não vai se arrepender de servir esse prato para seus convidados. Mas ela é um pouco mais pesada do que as sopas tradicionais, por conta do feijão e carne de porco.

Nesse caso, evite consumi-la antes de dormir. Trata-se de uma refeição ideal para um almoço em família ou confraternização no trabalho, por exemplo.

Se achar sopa, um prato muito complicado ou muito pesado para a sua dieta, então confira a nossa lista de receitas com dezenas de sopas simples e fáceis de preparar para todos os gostos.

Mesmo assim, você pode modificar a receita da forma que achar melhor. Se fizer isso, queremos saber mais sobre a sua experiência. Nos conte tudo sobre a sua experiência na cozinha!

E, se gostou dessa delícia, compartilhe ela com mais pessoas, incluindo amigos, familiares e conhecidos. Por fim, aqui no site você encontra outras dezenas de receitas de sopas incríveis. Então não deixe de conferi-las ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *