...
Pular para o conteúdo

Sopa Camponesa

  • 10 minutos de leitura

Uma deliciosa sopa autenticamente portuguesa, rica em nutrientes e constituída acima de tudo por uma grande diversidade de legumes. 


sopa camponesa

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

Hoje decidi mostrar para você como fazer sopa de legumes camponesa, que é uma sopa tradicional de Portugal. 

Esta sopa portuguesa é muito rica em legumes variados e dependendo da variação desta receita pode ter carne ou não. O que a torna muito rica em nutrientes e vitaminas essenciais para a nossa saúde.

O que eu acho muito interessante nesta sopa, é que é muito fácil de preparar e normalmente temos sempre na nossa geladeira os ingredientes para fazer esta deliciosa sopa, como iremos verificar já a seguir.

Outro ponto, é que para quem tem uma vida corrida e sem tempo para ficar na cozinha a preparar pratos elaborados , esta receita é rápida de preparar e acima de tudo pode substituir com muita facilidade uma refeição completa.

E por fim, você pode conservar esta sopa no freezer durante muito tempo, assim você poderá fazer uma panela bem grande desta sopa e comer sempre que desejar sem perder muito tempo a aquecer a sua sopinha camponesa.

A sopa camponesa é do tempo dos avós dos nossos avós dizem os populares aqui em Portugal, mas ninguém sabe ao certo qual data ou o local onde nasceu esta deliciosa sopa.

O que se sabe, é que esta sopa era muito forte em termos de ingredientes, porque era o único prato de muitas famílias e tinha que ter calorias suficientes para o trabalho árduo no campo. Assim, como para as crianças gastarem energia no seu dia a dia a brincarem de manhã até a noite.

A receita de sopa camponesa era muito grossa e com um cheiro intenso que só de pensar como a fazemos hoje em dia, imaginamos como era naquela altura, outros tempos dizem os mais velhos… 

Era uma sopa rica em legumes de peso como é o caso do feijão para dar muita energia, batatas, nabos, cenouras, entre muitos outros legumes deliciosos e que ajudam em muito a nossa saúde.

Nesses tempos, ninguém ligava as questões de bem estar, mas sim a suprir as necessidades primárias da sua família, que em muitos casos era deprimente, então só o fato de ter comida para alimentar os seus, era o mais importante.

Só muito mais tarde, a questão da gastronomia e a saúde começaram a andar de braços dados.

sopa camponesa

Porquê esta receita funciona

  • Esta receita é muito simples e fácil de preparar.
  • Normalmente temos sempre os ingredientes em casa á disposição para fazer esta receita.
  • Esta sopa pode facilmente ser conservada na geladeira durante alguns dias, de forma a poder comer de novo.
  • Se você quiser fazer muita quantidade para durar semanas ou mesmo meses, não tem problema, é colocar em vasilhas individuais e congelar.
sopa camponesa

Ingredientes que irá precisar

  1. Água : Eu por norma costumo utilizar água natural ou água filtrada
  2. Azeite de oliva: O azeite que sempre uso para fazer receitas de sopa, é o azeite extra virgem Gallo, porque faz melhor à saúde que os azeites mais baratos que são de menor qualidade. Se não for possível usar o azeite de oliva, poderá em alternativa utilizar óleo vegetal embora este seja mais prejudicial à saúde.
  3. Repolho: Gosto de escolher um repolho de tamanho médio, que esteja com as folhas bem verdinhas, pois assim sei que está fresco.
  4. Feijão manteiga: Costumo comprar o feijão manteiga num frasco de vidro ou lata que aqui em Portugal os supermercados tem disponível. Em alternativa poderá utilizar outro tipo de feijão.
  5. Batatas: Deve escolher batatas indicadas para cozinhar, de tamanho médio e de boa qualidade.
  6. Bacon: Um pacote de bacon cortado em pequenos quadradinhos, normalmente encontra-se este tipo de produtos em supermercados de bairro ou mesmo hipermercados nas grandes cidades. Se não encontrar, pode comprar um pedaço de bacon e cortar em cubinhos.
  7. Nabo: Um nabo de tamanho médio, que esteja fresco e não muito rijo.
  8. Cenouras: Por norma, gosto de escolher cenouras de tamanho médio ou grande que sejam frescas, com aquele cheirinho característico das cenouras.
  9. Cebola: Uma cebola fresca de tamanho médio ou grande.
  10. Sal: Um pouco de sal para utilizar à gosto.
  11. Alho poró: O alho poró deverá ser muito fresco para dar um sabor especial à sopa.

Como fazer sopa camponesa

Preparação: Antes de começarmos a fazer a nossa receita, temos que lavar todos os legumes necessários muito bem, antes de começarmos a cortar e a separar.

1. Corte o repolho em tiras finas, coloque num escorredor, lave muito bem e reserve. A seguir descasque as batatas e corte-as em em cubos e reserve num recipiente. Depois descasque as cenouras e corte as em cubos e reserve.

sopa camponesa parte 1

2. Descasque um nabo muito bem e corte-o em pedaços, de seguida reserve. 

sopa camponesa parte 2

3. Aqueça uma panela em fogo médio, a seguir ponha azeite de oliva e quando estiver quente, adicione o bacon, deixe refogar alguns minutos.

sopa camponesa parte 3

4. A seguir , ponha a cebola e deixe refogar mais um pouco até a cebola ficar translúcida, agora coloque o alho poró e deixe refogar. Depois, coloque 3/4 das tirinhas de repolho,  reservando ¼ das tirinhas do repolho para o final da sopa. 

Adicione 3/4 das batatas e reserve ¼ das batatas para o fim da sopa. coloque 3/4 das cenouras e reserve ¼ das cenouras também para o final da sopa, coloque o nabo cortado todo e por último ponha uma parte do feijão e reserve a outra parte para o final da sopa.

sopa camponesa parte 4

5. Adicione a água até cobrir as verduras da panela, coloque o sal e deixe cozinhar até ficarem amolecidos. Quando as verduras estiverem cozidas, passe um mixer para triturar as verduras e virar um creme.

Depois coloque todas as verduras reservadas e o feijão, de seguida deixe cozinhar mais um pouco até ficarem amolecidas.

sopa camponesa parte 5

6. Por fim é só provar o sal, se faltar, adicione à gosto até ficar de acordo com o seu paladar. Depois é só servir. Bom apetite!

sopa camponesa

Dicas da Vê

  • Prepare os seus ingredientes antes de começar a cozinhar. Como em quase todas as sopas, esta é rápida a cozinhar! É melhor ter todos os seus ingredientes preparados e prontos para ir para a panela antes de começar a cozinhar.
  • Confira a água na sopa. Como cada sopa é diferente, as doses de água não tem uma medida certa, assim se você verificar que tem pouca água, adicione água aos poucos até que esteja no ponto.
  • Tenha sempre atenção ao sal na sopa. Deverá ir colocando o sal aos poucos de forma a não salgar demais a sopa, á medida que esta for cozinhando vá provando a sopa até que esta esteja com a quantidade certa de sal para o seu paladar.

Perguntas frequentes

A sopa camponesa faz bem à saúde?

Sim, A sopa camponesa faz bem à saúde por é composta essencialmente por legumes que tem muitos benefícios nutricionais.

Posso conservar a sopa no freezer?

A sopa pode ser conservada no freezer durante dias, semanas, até meses… Desde que seja conservada em doses individuais para ser mais prático a descongelar e usar.

Durante quantos dias posso conservar a sopa na geladeira?

Esta sopa, mesmo sendo conservada na geladeira, deverá ser consumida dentro de 3 a 4 dias, ao fim desse tempo começará a perder os seus elementos essenciais, além de começar a azedar.

como fazer sopa

SOPA CAMPONESA

Aprenda a fazer uma deliciosa sopa camponesa, rápida e simples.
5 de 42 votos
Tempo de Preparação 20 minutos
Tempo de Elaboração 30 minutos
Tempo Total 50 minutos
Prato sopa
Cozinha Portuguesa
Porções 6 pessoas
Calorias 51 kcal

EQUIPAMENTOS

Fogão de indução
Panela inox

Ingredientes
  

  • 1 repolho pequeno picadinho em tiras (reservar um pouco para final da sopa)
  • 1 alho poró picado
  • 1 cebola média picada
  • 2 batatas médias picadas
  • 2 cenouras médias picadas (reservar um pouco para final da sopa)
  • 1 nabo picado
  • 50 g de bacon em cubos
  • 40 ml de azeite
  • 850 ml de água
  • 400 g de feijão manteiga ou outro
  • Sal à gosto

Instruções passo a passo
 

  • Corte o repolho em tiras finas, coloque num escorredor, lave muito bem e reserve. Descasque as batatas, corte as batatas em cubos e reserve. Descasque as cenouras, corte as cenouras em cubo e reserve.
  • Descasque o nabo, corte em pedaços e reserve.
  • Em seguida, descasque a cebola, corte em pedaços e reserve. Agora, corte o alho poró em rodelas e reserve.
  • Aqueça uma panela em fogo médio e ponha azeite e quando estiver quente, coloque o bacon, deixe refogar alguns minutos.
  • Depois, coloque a cebola e deixe refogar mais um pouco até a cebola ficar translúcida, agora coloque o alho poró e deixe refogar. A seguir, coloque as tirinhas de repolho e reserve ¼ das tirinhas do repolho para o final da sopa, coloque as batatas e reserve ¼ das batatas para o fim da sopa, coloque as cenouras e reserve ¼ das cenouras também para o final da sopa, coloque o nabo cortado todo e por último coloque uma parte feijão e reserve a outra parte para o final da sopa.
  • Adicione a água até cobrir as verduras da panela, coloque o sal e deixe cozinhar até ficarem amolecidos. Quando as verduras estiverem cozidas, passe um mixer para triturar as verduras e virar um creme, coloque todas as verduras reservadas e o feijão, deixe cozinhar mais um pouco até ficarem amolecidas.
  • Agora só provar o sal, e se estiver no ponto, é só servir. Bom apetite!

receita em vídeo

Nutrição

Servindo: 100gCalorias: 51kcalCarboidratos: 7.4gProteína: 1.9gGordo: 1.6gGordura sobre: 0.2gAçúcar: 1.1g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, como fazer sopa camponesa, como fazer sopa de verduras, receita de sopa, receita de sopa camponesa, sopa camponesa, sopa portuguesa
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta! 

E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR