O bacalhau com natas no forno, é um prato tipicamente português que convive com a cultura portuguesa desde há muitas décadas e é sobre ele que dedicamos a nossa receita de hoje.
Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.
Bacalhau com natas no forno
Quando falamos em bacalhau com natas, temos obrigatoriamente de falar na cultura gastronómica portuguesa, pois Portugal é conhecido pelos seus deliciosos pratos onde o ingrediente principal é o bacalhau.
Ao contrário de muitos outros países onde as receitas são criadas com o bacalhau fresco, em Portugal as receitas com o bacalhau são com ele no estado seco, que deverá ser dessalgado.
Caso o bacalhau não seja dessalgado corretamente, a receita poderá ter um resultado catastrófico, devido a ficar muito salgada e consequentemente não será apreciada.
Eu decidi escolher esta receita à base de bacalhau, porque é sem sombra de dúvidas uma das receitas mais tradicionais e conceituadas em Portugal.
Eu quando emigrei do Brasil para Portugal, desconhecia por completo a maioria das receitas, que tinham como ingrediente principal o bacalhau, mas apaixonei-me principalmente pelo bacalhau com natas no forno, devido à envolvência de sabores que o tornam em algo inesquecível.
Assim, vou compartilhar com vocês não a receita original, pois essa ninguém a conhece no seu estado original, devido às muitas modificações que sofreu desde há muitas décadas atrás. Assim como é hábito na cozinhadave, nós testamos as receitas existentes, e fazemos modificações de acordo com a nossa visão gastronómica.
Por isso, é natural que a nossa receita seja diferente de qualquer outra receita portuguesa de bacalhau com natas.
O que você precisa de saber sobre o Bacalhau
Para que esta receita de bacalhau com natas no forno funcione bem, é necessário saber escolher o bacalhau que vai utilizar na preparação. Não é uma ciência super complexa mas existem vários pontos a ter em atenção.
Bacalhau dessalgado congelado vs Bacalhau salgado seco
Quando escolhemos o bacalhau que vamos utilizar na nossa receita, devemos saber qual o tipo de bacalhau a utilizar, se o bacalhau seco salgado ou se o bacalhau dessalgado congelado.
Bacalhau dessalgado congelado – Este bacalhau já está dessalgado e pronto a utilizar em qualquer receita, por outro lado e por norma o preço deste bacalhau é mais caro do que o bacalhau seco.
Eu recomendo se o seu orçamento permitir que utilize o bacalhau dessalgado congelado.
Bacalhau salgado seco – Este bacalhau, necessita de ser dessalgado e quanto mais crescido for o bacalhau mais dias vão ser necessários para o demolhar e dessalgar.
Existem 4 tipos de bacalhau:
- Corrente
- Crescido
- Graúdo
- Especial
O processo de demolhar é demorado (36 a 72 horas), além de necessitar de trocar a água 3 a 4 vezes por dia, já para não falar que o cheiro de bacalhau que vai ficar na geladeira é intenso.
Se preferir poupar algum dinheiro (por vezes até é bastante), então sugiro optar pelo bacalhau salgado seco.
Que tipo de bacalhau escolher para a nossa receita
Para a receita de bacalhau com natas no forno, não é necessário comprar bacalhau de postas altas ou muito altas, pois o bacalhau vai ser todo desfiado e é quase indiferente ser um bacalhau muito alto ou baixo.
Já para não falar do fato que a diferença de preço de bacalhau corrente para bacalhau graúdo ou especial é muito grande. Desta forma, para esta receita podemos utilizar sem qualquer receio bacalhau do tipo corrente ou crescido, ambos são adequados.
Como dessalgar o bacalhau da forma certa
Quando falo em dessalgar o bacalhau, estou a referir-me em retirar o excesso de sal que o bacalhau seco tem, pois se não o fizer, o bacalhau vai ficar muitíssimo salgado, ao ponto de não ser possível comê-lo.
Primeiro: Coloque as postas do bacalhau seco dentro de uma vasilha grande e lave o bacalhau em água corrente durante 5 a 10 minutos até retirar a maior parte do sal.
Segundo: Encha a vasilha de água, de forma que as postas do bacalhau fiquem submersas e com a pele virada para cima, de seguida leve à geladeira.
Terceiro: Deverá trocar a água da vasilha de 6 em 6 horas.
Quarto: O tempo de dessalgue vai depender do tipo do bacalhau, sendo que o bacalhau corrente demora 36 horas, bacalhau crescido 48h, bacalhau graúdo 55h e o bacalhau especial 72h.
Ingredientes necessários para esta receita
Bacalhau dessalgado – Eu costumo utilizar bacalhau seco dessalgado do tipo corrente ou crescido, em qualquer hipermercado está disponível, no entanto recomendo que compre na altura das promoções (evite comprar em períodos festivos quando está a preços muito elevados)
Azeite de oliva – Eu por norma utilizo azeite de oliva da Oliveira da Serra ou Gallo extra virgem, pois é necessário utilizar azeite de boa qualidade ou o resultado final poderá não ficar de acordo com a sua expectativa. Em Portugal, qualquer mercearia de bairro ou supermercado local tem azeite disponível, é uma questão de procurar e escolher. No Brasil, deverá fazer uma análise mais minuciosa, nomeadamente a nível de preço.
Creme de leite – Mais uma vez recomendo que escolha creme de leite de boa qualidade, evite ir para marcas duvidosas, pois este ingrediente faz muita diferença no resultado final.
Batata palha – Escolha uma marca de batata palha que não seja demasiado salgada, pois poderá prejudicar o resultado final.
Molho Bechamel – Eu prefiro fazer o meu próprio molho bechamel, porque a qualidade é muito superior e não tem aditivos como conservantes ou corantes. Mas se não quiser perder tempo poderá comprar o molho já feito.
Queijo Mussarela – O queijo mussarela é utilizado para dar uma textura diferenciada, é a cereja no topo do bacalhau com natas, aqui mais uma vez recomendo que utilize queijo mussarela de qualidade, para não penalizar o resultado final.
Vamos então começar!
Bacalhau com Natas
Ingredientes
- 3 postas = 1kg de bacalhau dessalgado e desfiado
- 1 cebola (média) picadinha
- 2 dentes de alho
- Folhas de louro
- 1 cenoura (média) ralada
- 3 colheres de (sopa) de azeite
- 1 caixa de natas (creme de leite 200ml)
- 1 pacote de batatas palha (160g)
- Queijo mussarela ralado à gosto
- Molho Bechamel
Instruções passo a passo
PREPARAÇÃO DO BACALHAU:
- Cozinhe em água as postas de bacalhau, depois de cozidas retire pele, espinhas e desfie colocando num saco plástico e esmagando bem para ficar bem desfiado. Reserve.
- Em uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola, o alho, as folhas de louro e por último o bacalhau desfiado e a cenoura.
- Envolva mais um pouco para refogar. Retire as folhas de louro. Coloque agora o pacote de batata palha esmagado e misture bem. Reserve o recheio.
- Próximo passo, pré-aquecer o forno à 180ºC e preparar o Molho Béchamel.
MOLHO BECHAMEL:
- 50g de manteiga
- 40g de farinha de trigo
- 400ml de leite
- Sal e pimenta à gosto
PREPARAÇÃO:
- Derreter a manteiga em fogo baixo, adicionar a farinha de trigo e em seguida o leite quente mexendo sempre até levantar fervura sem deixar ganhar cor.
- Deixe ferver durante 10 min. em fogo muito brando para cozinhar a farinha.
- Retire do fogo, e tempere com sal e pimenta.
- Reserve.
MONTAGEM DO BACALHAU COM NATAS:
- Depois do molho bechamel pronto, coloque as natas no recheio de bacalhau refogado e a seguir o molho bechamel, mexa tudo muito bem para envolver.
- Coloque a mistura numa forma de sua preferência sem necessitar untar.
- Salpique queijo mussarela ralado por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180º C até gratinar e ficar bem douradinho.
receita em vídeo
Nutrição
Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.
Você agora já tem mais algumas razões para aprender como preparar esta deliciosa receita de bacalhau com natas no forno ideal para um almoço ou jantar em família ou com os amigos.
Se gostou desta receita, aproveite e compartilhe com quem você acha que vai se beneficiar com ela.
Por fim, se fizer modificações à receita não deixe de escrever nos comentários abaixo quais as modificações que fez e como foi o resultado, para que possamos todos beneficiar da sua experiência.
Verônica Ribeiro, a mente criativa por trás do “Cozinha da Vê”, é uma apaixonada por sabores e aromas que transforma sua paixão pela culinária em receitas irresistíveis. Com uma habilidade única para combinar ingredientes e um toque especial de carinho em cada prato, ela conquista corações e paladares, tornando a culinária uma experiência verdadeiramente deliciosa em seu blog.