...
Pular para o conteúdo

Queijo mozzarella

  • 13 minutos de leitura

Ajude a manter o website sem publicidade

Em virtude de muitas centenas de leitores do no nosso blog não gostarem da publicidade que é colocada no blog, pediram-nos se podemos retirar a publicidade ou substituí-la por algo diferente e menos intrusivo.

Antes demais, nós próprios achamos super irritante os anúncios que colocamos no blog, no entanto são eles que nos pagam a conta crescente de manutenção do site, bem como dos salários dos nossos colaboradores.

Após analisarmos muito, sobre soluções de monetização do blog, decidimos testar durante um mês se trocarmos a publicidade pela contribuição voluntária dos nossos leitores , se esta será uma solução saudável e de longo prazo.

Assim poderão contribuir de forma voluntária e o valor que acharem justo, ao fim de um mês se o resultado for positivo, iremos deixar eliminar os anúncios de forma definitiva.

Contamos com você!

Queijo mozzarella é mesmo o melhor do mundo?

O queijo mozzarella tem uma longa e rica história, datada de mais de 2.000 anos. Derivado da palavra italiana mozzare (para cortar), o mozzarella é um queijo simples feito de leite de búfala que se forma em bolas ou troncos.

queijo mozzarella

É um dos queijos mais populares do mundo e pode ser usado em muitos pratos diferentes. Neste artigo, vamos explorar as origens do queijo mozzarella, seus diversos usos e alguns dos benefícios nutricionais que ele proporciona.

Você está pronto para aprender mais sobre este queijo? Vamos começar!

O que é queijo Mozzarella

O Mozzarella é um queijo de coalho fresco, mole e esticado, feito com leite de vaca ou leite de búfala. Devido ao fato de ter um aroma perfumado de leite fresco e um delicado sabor a creme, a mozzarella é tradicionalmente emparelhada com vinhos brancos leves. Este clássico italiano é originário da região da Campânia, mas hoje em dia é produzido em todo o país.

A principal diferença entre o mozzarella e outros queijos é que o mozzarella é um queijo de coalhada esticada, o que significa que a coalhada é aquecida e esticada até formar filamentos longos. Este processo dá à mozzarella a sua textura característica, que é simultaneamente macia e elástica.

Mozzarella é um queijo fresco que não sofre qualquer processo de maturação ou envelhecimento. É geralmente vendido no seu estado natural, embora também possa ser defumado ou aromatizado com ervas.

Origem do queijo mozzarella

Segundo a lenda, o mozzarella foi formado involuntariamente quando o coalho caiu num balde de água a ferver numa fábrica de queijo em Nápoles…e pouco tempo depois, a primeira pizza foi criada! Na realidade, novos queijos são frequentemente desenvolvidos como resultado de percalços, por isso não há como contar de onde vieram estas histórias.

Diz-se que a origem do mozzarella está em Itália, especificamente perto de Nápoles, onde os búfalos de água forneciam o leite para um queijo tradicional napolitano. O queijo não era pasteurizado e tinha um curto prazo de validade devido à sua falta de refrigeração e porque havia pouca ou nenhuma refrigeração no local onde foi criado. 

No entanto, é inquestionavelmente considerada como a melhor e mais valiosa mozzarella de búfala feita à mão proveniente da região sul de Nápoles, onde pequenos fabricantes mantêm métodos seculares criando mozzarella de búfala fresca diária para os seus consumidores locais, que fazem fila nas fábricas para comprar esta guloseima.

Hoje em dia a produção de mozzarella evoluiu bastante e como tal é mais utilizado o leite de vaca, por ser mais aceite a nível mundial, embora também exista produção deste delicioso queijo com o leite de búfala.

Mas o que é indesmentível, é que o queijo de mozzarella ou queijo de mussarela está presente na cultura do ser humano nos quatro cantos do mundo.

benefícios para a saúde

Benefícios para a saúde

Há muitos benefícios em comer queijo mussarela, incluindo:

1. A Mozzarella é baixa em calorias

Embora a quantidade de calorias nos alimentos não seja indicativa de quão saudável (ou não) é esse alimento, os alimentos de baixas calorias podem, por vezes, ser úteis.

Por exemplo, Mozzarella contém 300 calorias por 100 gramas enquanto que Cheddar – um queijo duro – contém 400 calorias (1).

Por outras palavras, o Cheddar contém 33% mais energia por 100 gramas.

Para alguém que está a tentar perder peso e que também come muito queijo, optar pela mozzarella em vez de um queijo de cura dura pode ajudar a reduzir o consumo global de energia.

Além disso, existe também um leite meio-gordo mozzarella que fornece apenas cerca de 254 calorias por 100 gramas (2).

2.Contém uma fonte significativa de cálcio (Mais do que outros queijos frescos)

A mozzarella é um alimento rico em cálcio, e fornece ainda mais deste mineral do que outros tipos de queijo mole/fresco.

Enquanto a mussarela fornece 51% do valor diário por 100 gramas, outras variedades de queijo moles como o Brie (3) e Camembert (4) contêm 18% e 39% respectivamente.

Supõe-se que seja cerca de 14% do valor diário do cálcio para cada 28g de Mozzarella, o que é uma boa quantidade para uma porção tão pequena.

O cálcio é um mineral essencial, e uma ingestão suficiente é vital para a manutenção de ossos e dentes saudáveis.

Além disso, o cálcio tem uma função importante na sinalização celular e é necessário para uma variedade de atividades incluindo o crescimento celular, fertilização, e contração muscular.(5, 6, 7).

3.Fornece uma Fonte de Ácido Linoleico Conjugado (ALC)

O ácido linoleico conjugado é uma forma natural de gordura trans que ocorre nos alimentos dos ruminantes (animais criados na erva).

Em primeiro lugar, é importante notar que o ALC tem um efeito muito diferente em comparação com as gorduras trans artificiais.

Embora as gorduras trans de origem humana causem danos, os investigadores acreditam que o ALC oferece benefícios para a saúde.

Por exemplo, estudos clínicos demonstraram que o ALC pode ajudar a diminuir o stress oxidativo e a regular a função imunitária do corpo. (8, 9).

O queijo mozzarella é um alimento que contém uma das maiores quantidades de ALC do mundo, e tem mais quantidade por grama do que a maioria das fontes de leite e carne.

O quadro seguinte mostra como o conteúdo de ALC se compara a alguns outros alimentos de origem animal (10):

Tipo de comidaACL (mg por grama)
Manteiga6.0
Borrego5.6
Queijo de mussarela4.9
Natas4.6
Queijo tipo cottage4.5
Carne de vaca moída4.3
Queijo Cheddar3.6
Peru moído2.5

Diferenças entre mozzarella e mussarela

No Brasil, o queijo Mussarela é o queijo mais popular. O seu sabor delicado e suave, falta de acidez, e uso frequente em coberturas de pizzas, snacks, almoços e outros alimentos contribuem para a sua popularidade em larga escala.

Em italiano, mozzarella é um verdadeiro queijo de leite de búfala originário do sul de Itália e foi produzido pela primeira vez durante a antiga época romana.

Este queijo chegou ao Brasil entre os anos de 1860 e 1890, quando chegaram cerca de 974 mil imigrantes italianos. Desde então, a sua popularidade aumentou devido ao seu uso frequente na cozinha italiana, que rapidamente conquistou o afeto brasileiro.

No entanto, no Brasil, foi desenvolvida uma nova receita com leite de vaca e a inclusão da coloração urucum, resultando numa tonalidade um pouco amarelada ao produto. Hoje, esta fórmula é a mais popular no Brasil.

O termo mozzarella foi reinventado de duas formas no Brasil:

  • Muçarela – que se refere ao queijo de leite de vaca.
  • Mussarela – que se refere ao queijo de leite de Búfala.

É vulgar encontrar em supermercados embalagens de “Mozzarella” ou “Mozzarela” , é confuso eu sei. Mas tem muito a ver com o nome italiano e a diferença está na letra “L”.

Existem atualmente quatro tipos de produção brasileira de mussarela:

  • A produção Artesanal que é feita com leite cru.
  • A Produção Industrializada, que é produzida com leite pasteurizado, que se divide nos seguintes processos de produção:
  • Industrial manual;
  • Semi-automatizada (maior quantidade de litros por dia)
  • Automatizada (Para uma maior escalabilidade)
como e feita a mussarela

Como é feita a mussarela

O queijo Mozzarella é feito a partir de leite de vaca inteiro ou através do leite de búfala. O leite é primeiro coalhado com coalho, depois a coalhada é cortada em pequenos pedaços e aquecida até derreter. Nesta altura, o soro é drenado e a coalhada é colocada num molde para esfriar. Uma vez frio, o queijo mozzarella pode ser comido imediatamente ou armazenado em salmoura.

A mozzarella fresca é feita da mesma forma, independentemente do tipo de leite utilizado. A mozzarella não é envelhecida como outros queijos e deve ser consumida logo após a sua produção. Pasta filata é o termo para a técnica de produção de mozzarella.

O queijo mozzarella fresco é feito alongando, amassando, e moldando coalhada em bolas redondas. O leite é incubado com um fermento lácteo que inclui bactérias termófilas, e depois é adicionado coalho para formar a coalhada. A coalhada é aquecida em água ou soro de leite até se tornar dura.

É simples produzir o seu próprio queijo mozzarella em casa. Só é necessário coalho, ácido cítrico, leite, e água. O coalho e o ácido cítrico podem ser encontrados em lojas especializadas que servem queijarias amadoras ou online. Pode fazer mozzarella fresca em apenas 30 minutos, combinando estes ingredientes.

Tipos de mussarela

A mozzarella fresca pode ser feita a partir de uma variedade de leites de animais. O leite de búfalo de água é rico em gordura e caseína, tornando difícil a digestão na sua forma original. Embora não seja consumido como bebida, é valorizado por criar mozzarella, burrata, ricotta di bufala, iogurte, e outros produtos.

Em Itália, pode pedir mozzarella fior di latte, que pode ser produzido com leite de vaca pasteurizado ou não pasteurizado. Isto seria o mesmo que o habitual queijo mozzarella visto na seção de laticínios dos supermercados na Europa ou no Brasil.

Em certas zonas de Itália, incluindo a Sardenha, Abruzzo e Lazio, pode ser encontrada mozzarella de leite de ovelha. Alguns pequenos produtores fazem mozzarella de leite de cabra.

dados-nutricionais

Valores Nutricionais

As tabelas abaixo mostram os valores nutricionais para Mozzarella por cada 100 gramas.

Calorias e macronutrientes

NutrientesQuantidade
Calorias300 Kcal
Carboidratos2.2g
Fibra0 g
Açúcar1.0 g
Gordura22.4 g
Gordura staturada13.2 g
Gordura monoinsaturada6.6 g
Gordura poliinsaturada0.8 g
Omega-3372 mg
Omega-6393 mg
Proteína22.2 g

Como todos os queijos, o Mozzarella é pobre em hidratos de carbono e contém apenas cerca de 2 gramas de hidratos de carbono por 100g.

Este queijo também fornece uma quantidade decente de proteína, contendo mais de 22 gramas por cada porção de 100g

Semelhante aos alimentos lácteos em geral, a maioria da gordura em mozzarella é gordura saturada.

Vitaminas

VitaminaQuantidade (% DV)
Vitamina B1238%
Riboflavina17%
Vitamina A14%
Vitamina K3%
Folato2%
Vitamina B12%
Vitamina B62%
Vitamina E1%
Vitamina B31%
Vitamina B51%
Vitamina C0%

Como podemos ver pelos dados, a Mozzarella fornece uma excelente fonte de vitamina B12 e quantidades baixas a moderadas de outras vitaminas.

Além das vitaminas da tabela, a mozzarella também contém vitamina D.

No entanto, não há quantidade definida para isto, porque depende muito do tipo de leite utilizado e de quanto tempo as vacas de onde provém poderiam passar a pastar ao ar livre.

Dito isto, as quantidades de vitamina D disponíveis no leite e no queijo são geralmente baixas em comparação com outras fontes alimentares, tais como peixes oleosos (1).

Finalmente, a Mozzarella também fornece uma pequena fonte de colina dietética (15,4 mg por 100g).

Minerais

VitaminaQuantidade (% DV)
Cálcio51%
Fósforo35%
Sódio26%
Selénio24%
Zinco19%
Magnésio5%
Ferro2%
Potássio2%
Cobre1%
Manganês1%

O cálcio é o principal mineral da Mozzarella, com o queijo contendo mais de 50% do DV por 100 gramas.

porque é que o queijo mozzarella é popular

Perguntas frequentes sobre o queijo mozzarella

Porque é que o queijo mozzarella é popular

O queijo Mozzarella é popular devido ao seu sabor delicado e textura cremosa. Acopla-se bem a vinhos brancos leves e é um alimento básico ingrediente em muitos pratos italianos. A Mozzarella é também uma pizza popular, uma vez que o seu elevado teor de humidade evita que seque e se coma quando cozinhado.

No Brasil, a mozzarella é frequentemente consumida isoladamente ou utilizada em pratos mais elaborados, tais como lasanha ou canelones. Também pode ser utilizada para fazer pratos de massa recheados, tais como ravioli e tortelli.

A popularidade do queijo mozzarella deve-se, em parte, à sua versatilidade. Pode ser consumido fresco ou cozinhado e combina bem com uma variedade de sabores. Além disso, é uma opção saudável, pois é rico em proteínas e cálcio.

Como consumir a mussarela

O queijo mozzarella ou mussarela, é normalmente comido ao natural, mas também é muito normal ser utilizado em saladas e temperado com óleo de oliva. Este queijo sempre fez muito sucesso nas saladas caprese que são muito populares em itália.

A mussarela também é amplamente usada em pizzas, calzoni, panzerotti, e em muitas outras receitas, como as tradicionais beringelas alla parmigiana e mozzarella in carrozza, ou mesmo inovadoras, como a mussarela empanada e frita.

Receita de queijo mussarela

Para finalizar este artigo em beleza, trago para vocês uma das receitas mais tradicionais onde é utilizada o queijo mozzarella ou o queijo muçarela, dependendo se preferem queijo de vaca ou búfala.

Assim a receita que trago é de uma salada caprese muito saudável e definitivamente deliciosa.

A melhor parte é que esta salada nos faz voltar ao tempo do império romano, é bom demais! Confira abaixo a receita para impressão ou se preferir ver a receita em vídeo , também poderá conferir o vídeo com a minha explicação passo a passo.

Caso tenham gostado deste artigo, deixem nos comentários as vossas opiniões!

salada caprese original

SALADA CAPRESE ORIGINAL

Aprenda a fazer uma deliciosa Salada Caprese Original, fácil e rápida.
5 de 29 votos
Tempo de Preparação 10 minutos
5 minutos
Tempo Total 15 minutos
Prato Salada
Cozinha italiana
Porções 2
Calorias 98 kcal

Ingredientes
  

  • 200g de tomates cerejas frescos
  • 125g de bolas de queijo mussarela fresco
  • 1 xícara de (chá) de folhas de manjericão frescas
  • 1 abacate médio
  • Molho:
  • 1 colher de (chá) de azeite de oliva
  • 1 colher de (chá) de vinagre balsâmico branco
  • 1 colher de (café) de sal
  • 1 colher de (café) de pimenta branca ou preta

Instruções passo a passo
 

  • Cortar os tomates cereja ao meio, e se os tomates cereja forem muito grandes, cortar em 4 partes. Depois de cortados, colocar numa saladeira.
  • Cortar as bolas de queijo mussarela ao meio e colocar na saladeira.
  • Empilhar 4 ou 5 folhas de manjericão, enrrolar as folhas e cortar em pequenas fatias, depois colocar na saladeira.
  • Cortar o abacate ao meio, tirar o caroço do abacate, cortar cada banda ao meio e tirar a casca, corta novamente a meia banda ao meio, depois corta cada banda em cubos e coloca na saladeira.
  • Para o molho: Misture todos os ingredientes e depois é só temperar a salada e misturar a salada com uma colher de madeira ou silicone bem suavemente para não estragar os ingredientes mais frágeis.

receita em vídeo

Nutrição

Servindo: 82gCalorias: 98kcal

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE como fazer salada, como fazer salada caprese, receita de salada caprese, receita de salada italiana, salada caprese, salada italiana
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BR