Saltar al contenido

Bacalao con nata al horno

O bacalhau com natas no forno, é um prato tipicamente português que convive com a cultura portuguesa desde há muitas décadas e é sobre ele que dedicamos a nossa receita de hoje.

Bacalao con nata al horno

Esta receta puede contener enlaces de afiliados, echa un vistazo a la Política de privacidad y el divulgación de afiliados para más informaciones.

Bacalao con nata al horno

Quando falamos em bacalhau com natas, temos obrigatoriamente de falar na cultura gastronómica portuguesa, pois Portugal é conhecido pelos seus deliciosos pratos onde o ingrediente principal é o bacalhau.

Ao contrário de muitos outros países onde as receitas são criadas com o bacalhau fresco, em Portugal as receitas com o bacalhau são com ele no estado seco, que deverá ser dessalgado. 

Caso o bacalhau não seja dessalgado corretamente, a receita poderá ter um resultado catastrófico, devido a ficar muito salgada e consequentemente não será apreciada.

Eu decidi escolher esta receita à base de bacalao, porque é sem sombra de dúvidas uma das receitas mais tradicionais e conceituadas em Portugal.

Eu quando emigrei do Brasil para Portugal, desconhecia por completo a maioria das receitas, que tinham como ingrediente principal o bacalhau, mas apaixonei-me principalmente pelo bacalhau com natas no forno, devido à envolvência de sabores que o tornam em algo inesquecível.

Assim, vou compartilhar com vocês não a receita original, pois essa ninguém a conhece no seu estado original, devido às muitas modificações que sofreu desde há muitas décadas atrás. Assim como é hábito na Cozinhadave, nós testamos as receitas existentes, e fazemos modificações de acordo com a nossa visão gastronómica.

Por isso, é natural que a nossa receita seja diferente de qualquer outra receita portuguesa de bacalhau com natas.

Bacalao con nata al horno

O que você precisa de saber sobre o Bacalhau

Para que esta receita de bacalhau com natas no forno funcione bem, é necessário saber escolher o bacalhau que vai utilizar na preparação. Não é uma ciência super complexa mas existem vários pontos a ter em atenção.

Bacalao Salado Congelado vs Bacalao Salado Seco

Cuando elegimos el bacalao que vamos a utilizar en nuestra receta, debemos saber qué tipo de bacalao utilizar, si bacalao seco en salazón o bacalao desalado congelado.

Bacalao desalado congelado – Este bacalhau já está dessalgado e pronto a utilizar em qualquer receita, por outro lado e por norma o preço deste bacalhau é mais caro do que o bacalhau seco.

Eu recomendo se o seu orçamento permitir que utilize o bacalhau dessalgado congelado.

bacalao salado seco – Este bacalhau, necessita de ser dessalgado e quanto mais crescido for o bacalhau mais dias vão ser necessários para o demolhar e dessalgar.

Hay 4 tipos de bacalao:

  • Cadena
  • Crecido
  • Graúdo
  • Especial

O processo de demolhar é demorado (36 a 72 horas), além de necessitar de trocar a água 3 a 4 vezes por dia, já para não falar que o cheiro de bacalhau que vai ficar na geladeira é intenso.

Se preferir poupar algum dinheiro (por vezes até é bastante), então sugiro optar pelo bacalhau salgado seco.

Bacalao con nata al horno

Qué tipo de bacalao elegir para nuestra receta

Para a receita de bacalhau com natas no forno, não é necessário comprar bacalhau de postas altas ou muito altas, pois o bacalhau vai ser todo desfiado e é quase indiferente ser um bacalhau muito alto ou baixo.

Já para não falar do fato que a diferença de preço de bacalhau corrente para bacalhau graúdo ou especial é muito grande. Desta forma, para esta receita podemos utilizar sem qualquer receio bacalhau do tipo cadena o crecido, ambos são adequados.

Cómo desalar el bacalao de la manera correcta

Quando falo em dessalgar o bacalhau, estou a referir-me em retirar o excesso de sal que o bacalhau seco tem, pois se não o fizer, o bacalhau vai ficar muitíssimo salgado, ao ponto de não ser possível comê-lo.

Primero: Coloque as postas do bacalhau seco dentro de uma vasilha grande e lave o bacalhau em água corrente durante 5 a 10 minutos até retirar a maior parte do sal.

Segundo: Encha a vasilha de água, de forma que as postas do bacalhau fiquem submersas e com a pele virada para cima, de seguida leve à geladeira.

Tercero: Deverá trocar a água da vasilha de 6 en 6 horas.

Dormitorio: O tempo de dessalgue vai depender do tipo do bacalhau, sendo que o bacalhau corrente demora 36 horas, bacalhau crescido 48h, bacalhau graúdo 55h e o bacalhau especial 72h.

Imagen

Ingredientes necessários para esta receita

bacalao desalado – Eu costumo utilizar bacalhau seco dessalgado do tipo corrente ou crescido, em qualquer hipermercado está disponível, no entanto recomendo que compre na altura das promoções (evite comprar em períodos festivos quando está a preços muito elevados)

Aceite de oliva – Eu por norma utilizo azeite de oliva da Oliveira da Serra ou Gallo extra virgem, pois é necessário utilizar azeite de boa qualidade ou o resultado final poderá não ficar de acordo com a sua expectativa. Em Portugal, qualquer mercearia de bairro ou supermercado local tem azeite disponível, é uma questão de procurar e escolher. No Brasil, deverá fazer uma análise mais minuciosa, nomeadamente a nível de preço.

Crema de leche – Mais uma vez recomendo que escolha creme de leite de boa qualidade, evite ir para marcas duvidosas, pois este ingrediente faz muita diferença no resultado final. 

Palitos de patata – Escolha uma marca de batata palha que não seja demasiado salgada, pois poderá prejudicar o resultado final. 

Salsa bechamel – Eu prefiro fazer o meu próprio salsa bechamel, porque a qualidade é muito superior e não tem aditivos como conservantes ou corantes. Mas se não quiser perder tempo poderá comprar o molho já feito.

queso mozzarella – O queijo mussarela é utilizado para dar uma textura diferenciada, é a cereja no topo do bacalhau com natas, aqui mais uma vez recomendo que utilize queso mozzarella de qualidade, para não penalizar o resultado final.

Vamos então começar!

Bacalao con nata al horno

Bacalao con crema

Aprende a hacer bacalao con nata.
5 en 4 deseos
Tiempo de preparación 25 minutos
Tiempo de cocción 30 minutos
Tiempo total 55 minutos
Plato Plato principal
Cocina portugués
porciones 4 gente
Calorías 354.4 kcal

Ingredientes
  

  • 3 filetes = 1 kg de bacalao desalado y desmenuzado
  • 1 cebolla (mediana) picada
  • 2 dientes de ajo
  • Hojas de laurel
  • 1 cenoura (média) ralada
  • 3 cucharas de sopa) de aceite
  • 1 caja de nata (200ml nata)
  • 1 paquete de patatas paja (160g)
  • Queijo mussarela ralado à gosto
  • Salsa bechamel

Instrucciones paso a paso
 

PREPARAÇÃO DO BACALHAU:

  • Cozinhe em água as postas de bacalhau, depois de cozidas retire pele, espinhas e desfie colocando num saco plástico e esmagando bem para ficar bem desfiado. Reserve.
  • Em uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola, o alho, as folhas de louro e por último o bacalhau desfiado e a cenoura.
  • Dobla un poco más para saltear. Retire las hojas de laurel. Ahora ponga el paquete de paja de patata triturada y mezcle bien. Reserva el relleno.
  • Próximo passo, pré-aquecer o forno à 180ºC e preparar o Molho Béchamel.

SALSA BECHAMEL:

  • 50g de mantequilla
  • 40g de harina de trigo
  • 400ml de leche
  • Sal y pimienta para probar

PREPARAÇÃO:

  • Derrita la mantequilla a fuego lento, agregue la harina de trigo y luego la leche caliente, revolviendo constantemente hasta que hierva sin dejar que tome color.
  • Dejar hervir durante 10 min. a fuego muy lento para cocer la harina.
  • Retire del fuego y sazone con sal y pimienta.
  • Reservar.

MONTAJE DE BACALAO CON NATA:

  • Una vez lista la bechamel, colocar la nata en el relleno de bacalao salteado y luego la bechamel, remover todo muy bien para que se envuelva.
  • Coloque a mistura numa forma de sua preferência sem necessitar untar.
  • Espolvorear queso mozzarella rallado por encima.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º C até gratinar e ficar bem douradinho.

Receta en vídeo

Nutrición

ración: 178gramocalorías: 354.4kcalCarbohidratos: 25.48gramoProteína: 27.94gramoGrasa: 14.83gramoGrasa saturada: 2.64gramosodio: 11763.72miligramosfibras: 0.36gramo

Nota: Esta información se proporciona como cortesía y es solo una estimación. Esta información proviene de calculadoras en línea. Aunque Cozinhadave.com trata de proporcionar información nutricional precisa, estas cifras son solo estimaciones.

Palabras clave a cozinha da vê, bacalhau com creme de leite, bacalhau com molho bechamel, bacalhau com natas, como fazer bacalhau com creme de leite, como fazer bacalhau com natas, receita de bacalhau com creme de leite, receita de bacalhau com molho bechamel, receita de bacalhau com natas, receita de molho bechamel
¿Has hecho alguna vez esta receta?Comparte con nosotros como correu!

Ahora tienes algunas razones más para aprender a preparar este delicioso bacalao con nata al horno ideal para um almoço ou jantar em família ou com os amigos.

Se gostou desta receita, aproveite e compartilhe com quem você acha que vai se beneficiar com ela.

Por fim, se fizer modificações à receita não deixe de escrever nos comentários abaixo quais as modificações que fez e como foi o resultado, para que possamos todos beneficiar da sua experiência.