...

Receita de Pastel de Feira

Uns o chamam de pastel de feira outros de pastel de vento, mas o que realmente importa é que é um dos salgados mais saborosos do nosso Brasil!

Assim hoje, trago para vocês esta deliciosa receita de pastel de feira, crocante, molhadinho e ao mesmo tempo super fácil de fazer.

Receita de Pastel de Feira

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

Receita de pastel de feira

O pastel de feira é um dos salgados que mais sucesso tem feito no Brasil, bem como fora de portas, talvez devido à globalização do povo brasileiro pelo mundo.

No Brasil, este salgado tem muitos nomes, uns chamam de Pastel de feira, outros de Pastel de vento, mas na essência ele é feito do mesmo jeito. 

Claro que devido à sua fama, muitos chefs e também curiosos fizeram adaptações à receita original, fazendo com que existam dezenas, senão centenas de receitas que não passam de variações da receita original do pastel de feira.

Hoje trago para vocês esta deliciosa receita de pastel de feira passo a passo de forma a que não perca nenhuma das fases de preparação deste delicioso salgado.

Esta não é a receita original, mas sim uma das muitas variantes que honestamente torna este pastel maravilhoso!

Você deve estar a perguntar Porquê?

Em primeiro lugar porque este pastel de feira com 3 ingredientes é no minimo super fácil de fazer. Só mesmo 3 ingredientes, eu mostro como se produz cada um deles!

Depois é uma receita de pastel de feira crocante e sequinho, e com aquele recheio de carne moída de fazer inveja a muita gente. 

Eu quando pensei em fazer esta receita, queria que ela fosse realmente muito detalhada, de forma a que você, que está aí do outro lado da tela tenha todo o interesse em pôr mãos na massa kkkk.

Origem do pastel de feira

O pastel de feira, é originário no Brasil, mais especificamente em São Paulo, ele conquistou a sua popularidade em 1940.

O que é curioso é que o seu nome surgiu em virtude deste pastel  ser vendido em feiras na altura, assim pessoas o batizaram de pastel de feira e posteriormente em algumas regiões do brasil foi designado de pastel de vento, porque o pastel é grande e tem muitos espaços vazios no seu interior, dai o “vento”.

O pastel em si foi criado pelos imigrantes chineses que estavam em São Paulo desde 1890, no entanto é em 1940 que começaram a ganhar tração.

Mas a que se deveu o seu desenvolvimento a partir de 1940? No final da segunda guerra mundial, quando refugiados do exército Japonês vem para São Paulo de forma a não sofrerem preconceitos por parte do povo brasileiro, estes misturaram-se entre a comunidade chinesa, com isso imitaram o seu estilo de vida.

Assim um dos hábitos que imitaram neste processo, foi o de fazer os pastéis fritos e assim disfarçados de chineses, pois para um ocidental sempre foi difícil distinguir os japoneses do chineses.

Com a massificação dos pastéis, abriram muitas pastelarias em São Paulo e desta forma tornaram este salgado extremamente popular. Inicialmente com uma receita chinesa que se baseava em arroz recheado com carne de porco e legumes, mas devido á cultura brasileira a carne suína foi substituída por carne bovina.

Até aos dias de hoje muito aconteceu, desde variações de receitas, etc… mas o que realmente é importante é que o pastel de feira hoje em dia está presente um pouco por todo o mundo.

Como fazer pastel de feira

Agora vou mostrar para vocês como fazer pastel de feira e como é muito fácil preparar esta receita.

Como disse á pouco esta receita de pastel de feira com 3 ingredientes é simples devido ao numero de ingredientes.

Assim vamos precisar de:

  • Recheio de carne moída
  • Massa para pastel de feira (caseira ou industrial)
  •  Óleo para fritar

E quando falamos em óleo também falamos numa fritadeira manual ou elétrica.

Eu nesta receita utilizo recheio e massa feita por mim como podem verificar abaixo.

Recheio de Carne para pastel de feira

Um dos ingredientes mais importantes para termos um pastel de feira delicioso, é obviamente o recheio de carne, porque se ele não for bem confeccionado, o pastel deixará de fazer o sucesso que pretendemos.

No vídeo abaixo, ensino para vocês como fazer recheio de carne para pastel de feira, embora não seja difícil, ele tem alguns “truques”, pois é um recheio de carne moída para pastel frito ou também quem preferir, poderá ser utilizado para assar no forno.

A seguir ao recheio, vem talvez o componente mais importante, a massa para pastel de feira.

Massa para Pastel de Feira

A massa para o pastel de feira ser realmente boa, acho que só mesmo a massa caseira feita por nós. 

Porque verdade seja dita, toda a massa que compramos nos supermercados do nosso bairro, até pode ter um preço bem legal, mas vem com algo que não é nada legal, estou a referir-me a produtos de baixa qualidade para manter o preço baixo e claro com muitos conservantes para que a massa dure muito tempo na prateleira.

O grande problema é que esses conservantes fazem bastante mal à saúde, não hoje mas a médio, longo prazo é perceptível.

Mas voltando à nossa receita 🙂 , a massa para pastel de feira dá um bocado de trabalho braçal mas no fim vai valer bem a pena, se você fizer esta massa diga nos comentários o que achou.

Esta massa não tem grande ciência, se faz da mesma forma como fazemos a massa de pão, dá é um pouco de trabalho no processo de amassar, mas no fim vale muito, mas muito a pena.

No vídeo abaixo mostro para vocês, com instruções passo a passo como fazer massa para pastel, digo para pastel, porque esta massa serve para o pastel de feira ou pastel de vento, conforme você o queira chamar, bem como para muitos outros tipos de salgados.

Eu sei que muitos de vocês me perguntaram como fazer massa de pastel de vento fácil, espero que com esta receita, todas as vossas dúvidas sejam esclarecidas.

E por fim temos a última parte desta receita que é a montagem do pastel de vento ou pastel de feira (conforme preferir em chamar), tem todas as instruções abaixo com um vídeo bem explicadinho.

Porquê esta receita funciona

  • Porque é um receita muito apreciada pelos brasileiros,
  • É ideal para servir em festas, eventos ou até mesmo em lanches familiares;
  • O pastel de vento é muito fácil e rápido de preparar;

Ingredientes que vai precisar

Para fazer esta deliciosa receita via necessitar dos seguintes ingredientes:

  • Massa para o pastel de feira,
  • Recheio;

Perguntas Frequentes

Onde comprar massa de Pastel de Feira ?

Você pode comprar massa pronta para pastel de feira em qualquer supermercado de bairro ou então num hipermercado.
Embora eu honestamente prefira fazer a massa para o pastel que é muito mais saudável e o sabor é outra coisa!

Quantas calorias tem um pastel de feira ?

As calorias do Pastel de Feira dependem muito do tamanho do pastel, bem como da quantidade de recheio do pastel.

No entanto de forma a você poder ter uma estimativa, para um pastel de 100g por norma terá aproximadamente 170 calorias.

Posso congelar o pastel de feira frito ?

O pastel de feira frito você NÃO pode congelar para Fritar de novo. Pode sim é modelar o pastel, congelar e posteriormente descongelar durante 1 hora e fritar com óleo bem quente.

Fica muito bom!

receita de pastel de feira

PASTEL DE FEIRA

Aprenda a fazer um delicioso e simples pastel de feira.
5 de 3 votos
Tempo de Preparação 1 hora 30 minutos
Tempo Total 1 hora 30 minutos
Prato Salgados
Cozinha Brasileira
Porções 8 pessoas
Calorias 308 kcal

Ingredientes
  

  • 500 g de recheio de carne moída
  • 600 g de massa para pastel de feira
  • Óleo para fritar

Instruções passo a passo
 

  • Assim que a massa descansar por 10 minutos, divida a massa em duas partes, a outra parte envolva em filme plástico para não ressecar.
  • Polvilhar a mesa com farinha de trigo para esticar a massa, deixe a massa bem fina e cortar com cortador de pizza retângulos e rechear com recheio à seu gosto.
  • Assim que rechear todos os pastéis, leve-os a fritar.
  • Em óleo bem quente frite os pastéis e depois escorra-os em papel toalha, e a seguir pode servir.

receita em vídeo

Nutrição

Servindo: 1unidadeCalorias: 308kcalCarboidratos: 46gProteína: 10gGordo: 10g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, como fazer pastel de feira, pastel de feira crocante, receita de pastel de feira, receita de pastel de feira simples
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Você agora já tem mais algumas razões para aprender como fazer pastel de vento para um lanche em família ou mesmo para vender e ganhar uma grana bem legal.

Se você gostou desta receita, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, familiares, enfim como todos aqueles que vão adorar fazer esta deliciosa receita!

E se você fizer uma modificação à receita original deixe aí nos comentários , para que todos nós possamos beneficiar da sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BR