Bacalhau com Creme de Leite

O bacalhau com creme de leite é um delicioso prato  cremoso por dentro e crocante por fora, com uma mistura de sabores tipicamente português. 

Esta receita é bastante prática e muito fácil de preparar.


como fazer bacalhau com creme de leite

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

O bacalhau com creme de leite é uma daquelas receitas que eu simplesmente desconhecia para ser muito sincera com vocês, mas desde que moro em Portugal, que me foi apresentada pelos meus sogros, e aí foi um amor à primeira vista!

Este prato de bacalhau, ou como em portugal se diz, o bacalhau com natas é muito delicioso devido à sua mistura de sabores, cremoso por dentro e crocante quanto baste por fora e é essa combinação que faz com que este prato seja tão adorado em Portugal do norte ao sul do país.

 Estando presente nos almoços familiares, bem como na maioria dos restaurantes em Portugal.

E foi nesse sentido, de poder partilhar com toda a nossa comunidade quer estejam em Portugal, no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outra parte do globo, esta deliciosa receita de bacalhau com creme de leite.

História do Bacalhau com creme de leite

A história do bacalhau com creme de leite ou como dizem os portugueses “bacalhau com natas de ” começou no início do século XV, foi na altura dos descobrimentos que os portugueses descobriram esta relíquia gastronômica. 

Na altura era necessário levar produtos que não apodrecessem com facilidade para poderem fazer viagens de longa duração, que no mínimo duravam 90 dias (3 meses) para atravessar o Oceano Atlântico. 

Os portugueses fizeram inúmeras tentativas com diversos tipos de peixes da sua costa mas sem sucesso. O peixe ideal foi pescado muito longe na terra nova (futuramente designado de Canadá) onde foram pescados os primeiros bacalhaus em 1497.

Posteriormente, o bacalhau começou a ser pescado também nas costas africanas, e a partir dessa altura o bacalhau começou a ser inserido nos hábitos alimentares desde então até aos dias de hoje.

Devido a esta forte tradição, Portugal é conhecido como um dos países do mundo que mais consome bacalhau.

E voltando a época dos descobrimentos, o bacalhau foi exportado para todas as partes do mundo , porque era possível ser transportado seco e com sal para conservar por diversos meses nas travessias marítimas.

É por isso, que atualmente é um peixe famoso mundialmente, bem como os pratos de bacalhau portugueses que invadiram as mesas de milhões de pessoas por todos os cantos do mundo.

Um dos muitos pratos criados por portugueses foi o famoso bacalhau com natas de que vamos falar já de seguida.

Porquê esta receita funciona

  • É fácil e rápida de preparar e além disso é uma receita muito deliciosa para comer com toda a familia.
  • É uma boa receita para conservar na geladeira durante alguns dias para comer novamente com o sabor idêntico ao dia em que foi feito.
  • É óptimo para a preparação de refeições, assim você pode fazer mais quantidade de forma a fazer diversas doses para comer em qualquer momento. 
  • Pode congelar o bacalhau com natas durante semanas que fica sempre bom, desde que ao aquecer o faça em temperaturas baixas para não provocar um choque térmico na comida.

Ingredientes que irá precisar

  • Bacalhau dessalgado: Eu costumo comprar bacalhau dessalgado  quando faço esta receita de bacalhau com natas, porque é mais prático. Se você não conseguir comprar o bacalhau dessalgado, então compre o bacalhau seco e dessalgue conforme explico abaixo neste artigo.
  • Azeite de oliva: O azeite que uso sempre com receitas de peixe é o azeite extra virgem gallo ou Oliveira da Serra, porque é aquele que é mais saudável devido ao seu nivel de acídez bem como devido ao fato de não ser misturado com azeites de baixa qualidade, dai ele ser um pouco mais caro, mas no fim acaba por valer muito a pena. 
  • Creme de leite: O creme de leite deverá ser de boa qualidade, acima de tudo com uma percentagem elevada de gordura para dar consistência ao molho.
  • Batata palha: Não deve ter sal em excesso de forma a não prejudicar a receita.
  • Farinha de rosca: Eu normalmente utilizo qualquer marca de farinha de rosca, normalmente compro aquela que for mais barata.
  • Molho Béchamel: Eu costumo fazer eu própria o molho béchamel, portanto nunca compro molhos pré-feitos, porque estão cheios de conservantes com produtos que são muito prejudiciais á saúde. Confira abaixo a receita e o vídeo do molho de bechamel.
bacalhau com natas

Preparação do bacalhau (Parte I)

Antes de começar, é importante referir que a qualidade das postas de bacalhau está diretamente relacionado com o resultado final que iremos obter. Assim, recomendo que  comprem 3 postas de bacalhau de altura média e não postas muito rasas.

Se não conseguir comprar bacalhau dessalgado por não ter na sua região ou porque não está muito em conta, então pode sempre comprar o bacalhau salgado e dessalgar você mesmo.

Cozinhe as 3 postas de bacalhau em água quente sem sal, porque o bacalhau dessalgado já tem sal suficiente para esta receita. 

De seguida e após o bacalhau estar cozido retire a pele, as espinhas com cuidado e por fim desfie e reserve.

De seguida vamos fazer o refogado numa panela onde iremos colocar o azeite de oliva e ligamos o fogo até que o azeite fique bem quente.

Depois refogamos a cebola, o alho, a folha de louro e por fim o bacalhau desfiado (que tínhamos reservado) e a cenoura.

bacalhau com natas

Envolva mais um pouco para refogar. Adicione agora o pacote de batata palha e envolva devagar e de forma homogênea. 

bacalhau com natas

Após termos dado início a preparação do bacalhau com creme de leite, seguimos para a fase seguinte, que é a preparação do molho béchamel.

Preparação do Molho Béchamel (Parte 2)

O molho béchamel é essencial no bacalhau com creme de leite, porque é ele que torna este prato cremoso e muito delicioso.

Este molho, é um dos molhos mais tradicionais da culinária francesa, no entanto acredito que você já o tenha feito de uma forma diferente e com outro nome … 

Estou me a referir ao molho branco que costumamos preparar em casa.

A grande diferença, é que no caso francês eles colocam uns ingredientes diferentes que é tradicional na sua cultura, como é o caso do leite temperado por infusão com uma mistura de cebola, noz moscada e folhas de louro e assim é feito o molho original.

Por aqui, utilizamos o leite tradicional e dessa forma não existem alterações ao sabor.

 Qualquer que seja a forma como é feito o molho, este é utilizado na elaboração de muitas receitas como vamos já ver!

Fazer o molho  béchamel é muito simples e bastante rápido de preparar.

Começamos por derreter a manteiga em fogo baixo, depois adicionamos a farinha de trigo e logo em seguida o leite quente, mexendo sempre até levantar a fervura sem deixar ganhar cor.

bacalhau com natas

A seguir deixe ferver durante 20 minutos, em fogo muito brando para cozinhar a farinha de trigo.

bacalhau com natas

Quando estiver no ponto, retire do fogo e tempere com sal e pimenta à gosto e reserve.

bacalhau com natas

Montagem do Bacalhau com creme de leite (Parte III)

A montagem do bacalhau com creme de leite, não sendo muito difícil também não é das mais fáceis, é por isso que vou explicar como fazer passo a passo.

Quando tivermos o molho de béchamel pronto, coloque o creme de leite (natas) no bacalhau refogado e em seguida o molho béchamel, mexa tudo muito bem para envolver.

bacalhau com natas

A seguir coloque  tudo numa forma retangular, espalhe bem e polvilhe com a farinha de rosca.

montagem do bacalhau

Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 170ºC até gratinar. Quando  estiver no ponto, você irá verificar que está com um aspecto dourado. 

Retire o tabuleiro do forno, desde esfriar um pouco para não queimar e de seguida pode começar a servir!

Dicas da Vê

Como dessalgar o bacalhau?

O procedimento de dessalgar bacalhau é bastante simples:

  1. Retire o sal, lavando o bacalhau com água da torneira em temperatura ambiente.
  2.  Coloque o bacalhau dentro de um recipiente com a pele virada para cima, depois encha com água gelada até que o bacalhau fique submerso.
  3. Ponha o recipiente na geladeira e troque a água 3 vezes por dia (aprox. de 8 em 8 horas)
  4. O tempo da demolha depende do tipo de bacalhau como pode verificar na imagem abaixo.
bacalhau com natas
créditos: pingo doce

Como fazer farinha de rosca ?

Para fazer farinha de rosca basta de ter pães adormecidos ou pão torrado e ralar o pão em um ralo ou se preferir num processador para que o pão fique bem triturado e pronto, assim temos a nossa farinha de rosca pronta a usar.

Perguntas frequentes

Qual o tipo de bacalhau que devo utilizar?

É recomendado que seja utilizado bacalhau do tipo corrente ou crescido em postas de média altura.

Posso congelar o bacalhau com natas?

Sim, o bacalhau com natas pode ser congelado desde que seja feito em doses individuais. Quando aquecer o bacalhau com natas  no microondas ou no forno, faça-o em temperatura baixa, caso contrário não ficará cremoso e saboroso.

Durante quanto tempo posso conservar o bacalhau com natas?

Na geladeira 3 a 4 dias no máximo, no entanto see conservar no freezer pode ser conservado durante diversos meses.

bacalhau com creme de leite

Bacalhau com creme de leite

Aprenda com fazer bacalhau com creme de leite , também conhecido como bacalhau com natas. maravilhosooooo!
5 de 1 voto
Tempo de Preparação 15 minutos
Tempo de Elaboração 1 hora 15 minutos
Tempo Total 1 hora 30 minutos
Prato Prato principal
Cozinha Portuguesa
Porções 6 pessoas
Calorias 602 kcal

EQUIPAMENTOS

Caçarola
Tigela multiusos
Travessa R.
Travessa O.

Ingredientes
  

  • 1 kg Bacalhau desalgado 3 postas grandes
  • 1 Cebola média picadinha
  • 2 dentes de alho
  • 1 Folha de louro
  • 1 Cenoura média ralada
  • 4 colher de sopa Azeite de oliva
  • 1 Caixa de creme de leite (Natas)
  • 1 Pacote de batatas palha (160g)
  • Farinha de rosca (quanto baste)
  • Molho Bechamel

Instruções passo a passo
 

Preparação

  • Cozinhar na água as postas de bacalhau, depois de cozidas retire pele, espinhas edesfie. Reserve.
  • Em uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola, o alho, a folha de louro e por último o bacalhau desfiado e a cenoura.
  • Envolva mais um pouco para refogar. Coloque agora o pacote de batata palha e envolva.
  • Próximo passo preparar o Molho Bechamel

Molho Bechamel

  • 50g de manteiga
  •  40g de farinha de trigo
  • 400ml de leite
  • Sal e pimenta à gosto

Preparação do Molho Bechamel

  • Derreter a manteiga em fogo baixo, adicionar a farinha de trigo e em seguida o leite quente mexendo sempre até levantar fervura sem deixar ganhar cor.
  •  Deixe ferver durante 10 min. em fogo muito brando para cozinhar a farinha.
  • Retire do fogo, e tempere com sal e pimenta.
  • Reserve.

Montagem do Bacalhau com Natas

  • Depois do molho bechamel pronto, coloque as natas no bacalhau refogado e a seguir o molho bechamel, mexa tudo muito bem para envolver.
  • Polvilhe com farinha de rosca.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 170º C até gratinar, fica com aspecto dourado.

receita em vídeo

Nutrição

Servindo: 380gCalorias: 602kcalCarboidratos: 46gProteína: 27gGordo: 33g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE bacalhau, bacalhau com leite condensado, bacalhau com natas, bacalhau com natas passo a passo, como fazer bacalhau com natas, receita de bacalhau com natas
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta! 

E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BR