...
Pular para o conteúdo

Descubra tudo sobre alho desidratado

O alho desidratado é um ingrediente cada vez mais popular em muitas receitas hoje em dia. É um produto conveniente, rico em nutrientes que é fácil de armazenar e usar.

alho desidratado

Descubra tudo sobre alho desidratado

Neste artigo vamos explorar as várias formas de utilização deste tipo de alho, assim como seus benefícios para a saúde e seu perfil nutricional.

A origem do alho e como surgiu a versão desidratada

O alho, um vegetal da família das cebolas, foi cultivado pela primeira vez na Ásia Central há mais de 5.000 anos. Ele espalhou rapidamente seu aroma pungente por todo o continente e começou a ser utilizado tanto para fins culinários quanto medicinais.

Hoje, o alho é comumente apreciado em muitos pratos ao redor do mundo e é elogiado por seus muitos benefícios à saúde.

O aparecimento do alho em formato desidratado, surgiu como um meio de preservar este sabor único sem ter que se preocupar com a deterioração.

A forma desidratada do alho retém todos os seus benefícios nutricionais, mas pode ser armazenada por períodos mais longos de tempo.

A desidratação também ajuda a realçar seu sabor concentrado, tornando-o ideal para temperar alimentos como sopas, molhos e refogados.

beneficios para a saude

Benefícios para a saúde

O alho é incrivelmente saudável e pode proporcionar uma grande quantidade de benefícios à saúde quando consumido. Mais notavelmente, está repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ajudar a promover a saúde em geral.

Alguns benefícios à saúde oferecidos pelo alho desidratado incluem:

  • Melhoria da imunidade: O alho é conhecido por aumentar a imunidade natural do organismo devido a seus altos níveis de compostos contendo enxofre. Estes compostos ajudam a combater as infecções bacterianas e virais, bem como a reduzir a inflamação.
  • Redução do risco de doenças cardíacas: A ingestão deste vegetal está associado à redução do risco de doenças cardíacas, tais como aterosclerose e hipertensão.
  • Menor chance de desenvolver câncer: Estudos demonstraram que o consumo frequente de alho pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, cólon e próstata.
  • Aumento dos níveis de energia: Pode aumentar os níveis de energia devido a seu alto teor de alicina e selênio, que atuam como impulsionador natural de energia.
  • Aumento do metabolismo: Ajuda a melhorar o metabolismo e digestão, o que leva a uma melhor absorção de vitaminas e minerais essenciais.

Valores Nutricionais

O alho desidratado é uma adição nutritiva à sua dieta que pode lhe fornecer micronutrientes, vitaminas e minerais importantes. Abaixo podemos verificar a tabela nutricional para uma porção de 50g

TABELA NUTRICIONAL

Diversas formas interessantes de utilização

Este tipo de alho pode ser usado para dar um toque extra de sabor aos pratos. Quer você esteja fazendo uma marinada, um molho ou uma sopa. Pois ele acrescenta aquele je ne sais quoi extra que faz sobressair o prato.

Abaixo listo algumas das maneiras mais interessantes de utilizar o alho:

Tempero de alho seco

Crie o seu próprio tempero seco de alho e outras especiarias. É perfeito para dar sabor a bifes, costeletas de porco, frango e pratos de peixe. Você também pode fazer uma fricção úmida para carnes de cozimento lento ou para assar legumes.

Sal de Alho

Misture uma parte de sal com quatro partes de alho desidratado para fazer o tempero perfeito para seus pratos. É excelente para temperar saladas, pratos de massa e outras receitas que requerem uma camada extra de sabor.

Adicionar a sopas e molhos

Algumas colheres de sopa de alho darão às sopas e molhos um aroma e sabor intensos, impossíveis de se obter apenas com alho fresco. Só não acrescente em demasia, pois o sabor pode se tornar avassalador!

armazenamento de alho 2

Como armazenar na sua cozinha

O armazenamento de alho desidratado é fácil, mas deve ser feito corretamente para garantir o máximo de frescor e sabor. Ele pode durar até três anos quando armazenado adequadamente.

De forma a aumentar a sua vida util pode ser armazenado da seguinte forma:

  1. Armazenar em um recipiente hermético, como um frasco de maçon ou saco plástico reutilizável, longe da luz direta e da umidade.
  2. Mantenha-o em um local fresco e seco, como uma despensa ou armário para melhores resultados.
  3. Certifique-se de não armazenar o alho com quaisquer frutas ou vegetais, pois isso pode fazer com que o alho se estrague mais rapidamente devido ao gás etileno produzido por certas frutas e vegetais.

Receitas com alho

Existem milhares de receitas que utilizam alho, mas decidi partilhar convosco algumas das mais conhecidas globalmente.

panqueca de cenoura fit

Panqueca de Cenoura

Panqueca de Cenoura Quem não gosta de uma deliciosa panqueca? Eu amo! E bem sei que muitos de vocês também, porque recebi muitos pedidos para fazer uma panqueca deliciosa. Hoje chegou esse dia em que vou mostrar para você como…

Esfirra de Carne

Esfirra de Carne

Procurando uma nova e interessante maneira de apreciar a carne? Então você precisa experimentar esta incrível receita de esfirra de carne! A esfirra é um prato tradicional árabe feito de carne moída ou cordeiro misturada com especiarias e cozida em…

receita de Salada de acelga oriental

Salada de acelga oriental

Você gosta de experimentar coisas novas? Esta salada de acelga oriental é uma ótima maneira de misturar sua rotina habitual e desfrutar de algo novo. A acelga é um vegetal de folhas verdes que tem um sabor um pouco amargo,…

receita de sopa de fuba com frango 2

Receita de sopa de fuba com frango

A receita de sopa de fubá com frango é uma ótima opção para você fazer de janta em dias não muito quentes. Em poucos minutos, você vai ter uma refeição completa e leve que, inclusive, vai influenciar positivamente no seu…