As pataniscas de bacalhau ´é uma receita de grande tradição em Portugal que se encaixa em qualquer ocasião porque o bacalhau desfiado e a massa crocante são irresistíveis, agradando a qualquer paladar.
Dit recept kan affiliate links bevatten, bekijk de Privacybeleid en de openbaarmaking van aangesloten bedrijven voor meer informatie.
Kabeljauwbeignets
Neste momento apresentarei a você as pataniscas de bacalhau. Esta é uma delícia receita portuguesa, capaz de te deixar nas nuvens.
Consiste em ser uma massa misturada com bacalhau cozido e desfiado com sal, pimenta e salsa que se torna em uma perfeita combinação. Sabe aquela receita que fica pronta em menos de uma hora? Pois é!
As pataniscas de bacalhau são assim. É claro, existem algumas transmutações de pataniscas feitas com camarão e outros frutos do mar ou vegetais, mas são as pataniscas de bacalhau que atrai porque depois de fritas as pataniscas de bacalhau fofas deixam o bacalhau irresistível.
As pataniscas de bacalhau é uma receita muito fácil de fazer, e seu resultado final permanece na memória de quem as provar. Portanto, vale a pena fazer porque ela pode ser acompanhamento em qualquer refeição, e, se você estiver naquele dia sem graça, om muito estresse, é possível que as pataniscas de bacalhau mudem o seu humor.
Você pode fazer uma quantidade de pataniscas de bacalhau e congelar, e quando, naqueles dias corridos por excesso de trabalho cotidiano, as pataniscas de bacalhau podem ser a receita ideal.
De oorsprong van de kabeljauwbeignets
Considerada uma das receitas portuguesas mais tradicionais, as pataniscas de bacalhau estão presentes nas mesas e cardápio de diversos restaurantes portugueses.
Teve origem na região da Estremadura, uma província histórica de Portugal que foi estabelecida na Idade Média, porém extinta no século XIX e assim, lançou-se para todo Portugal. Teve sua expansão rapidamente porque é especialmente acompanhada por arroz de grelos ou de feijão vermelho, os queridinhos do país.
Tudo teve seu início no século XVI com a descoberta do peixe nos mares por um homem chamado Schbreiner Bacalhau e assim levou este nome.
A partir daí este peixe passou a ser utilizado bastante e até a sardinha entrou no esquecimento e tudo o que era elaborado, tinha que ser com bacalhau.
Então muitos ingredientes foram testados com o bacalhau até que unindo ovos com farinha de trigo, sal, salsa, pimenta, e o bacalhau deu certo.
O bacalhau foi testado com estes ingredientes de várias formas: cru, cozido, e somente no século XIX que chegou ao que conhecemos hoje como pataniscas de bacalhau fofinhas.
Esta receita teve destaque no ano de 1987 em uma publicação de culinária na qual foi classificada como um prato típico de Lisboa.
Já no ano de 1973 a receita foi apresentada como conhecemos hoje e teve no ano de 1990 todo o seu percurso sendo inserido na lista dos pratos a concurso na qual adquiriu a sua autenticidade de uma culinária genuinamente portuguesa.
Foi no ano de 2014 que Maria de Lourdes Modesto escreve em seu livro a história das pataniscas, a sua transformação de cinquenta anos atrás até os dias de hoje.
Ela mostra as diferentes formas em que as pataniscas eram preparadas. A autora afirma que o bacalhau era cru e em vez de iscas, eram lascas e marinados no leite e no limão. Hoje o bacalhau não necessita do leite e nem do limão, porém é preciso cozê-lo.
Waarom dit recept werkt
- É uma receita fácil de fazer e fica pronta em pouco tempo. É feita em apenas dois passos;
- Os ingredientes são de fácil acesso para que qualquer pessoa possa fazer;
- Pode ser feita para congelar, facilitando assim as práticas na cozinha;
- É uma comida típica bastante procurada, podendo ser servida em qualquer momento.
Ingrediënten die je nodig hebt
Para fazer esta receita será necessário ter os seguintes ingredientes:
- Bacalhau demolhado, pode utilizar postas médias ou mesmo baixas que ficam mais em conta na hora de comprar.
- Ovos de tamanho médio.
- Farinha de trigo com fermento, eu costumo comprar aquele que estiver a preço mais acessível.
- Óleo de oliva ou azeite para fritar os pasteis.
Hoe maak je Pataniscas van kabeljauw
In eerste plaats numa panela com água quente, coloque as postas do bacalhau para cozinhar durante 10 minutos.
Seconde, haal de kabeljauw nadat hij gaar is uit de pan, laat hem afkoelen en snipper hem voorzichtig.
Derde, doe de eieren in een kom en klop los.
slaapkamer, junte a farinha de trigo com fermento e mexa bem, depois junte a cebola picada, o bacalhau, a salsa picada, a pimenta, o sal e se for necessário. Por fim misture tudo muito bem.
Vijfde, Coloque o óleo e deixe aquecer bem.
Zesde, quando o óleo estiver bem quente, coloque as pataniscas para fritar (uma a uma).
Zevende, agora retire as pataniscas fritas para um papel toalha para escorrer o óleo.
Achtste, agora está pronto para servir com arroz de feijão.
Veelgestelde vragen
É possivel congelar as pataniscas antes de fritar?
Sim. As pataniscas podem ser congeladas antes de fritar, assim poderá fritar as pataniscas posteriormente.
Wat is de beste kabeljauw om de beignets te maken?
Poderá utilizar qualquer tipo de bacalhau, no entanto e em termos de relação preço/qualidade recomendo que compre bacalhau de postas baixas, já que o bacalhau será amassado.
Kabeljauwbeignets
Ingrediënten
- 3 gekookte en geraspte kabeljauwfilets
- 1 gesnipperde ui (medium)
- 3 hele eieren
- 150 gram van tarwebloem met gist
- 3 lepels (soep) van gehakte peterselie
- Zout en zwarte peper naar smaak
- Óleo e azeite para fritar
Stapsgewijze instructies
- Numa panela com água fervente, coloque o bacalhau para cozinhar durante 10 minutos.
- Eenmaal gaar, verwijder de kabeljauw, laat hem afkoelen en hak hem dan in stukjes.
- Doe de eieren in een kom en klop.
- Junte a farinha de trigo e mexa bem, junte a cebola picada, o bacalhau, a salsa picada, a pimenta, sal se for necessário e misture bem.
- Coloque o óleo e deixe aquecer bem.
- Depois do óleo quente, coloque colheres de patanisca para fritar.
- Verwijder de gefrituurde frietjes op een papieren handdoek om uit te lekken.
- Sirva com arroz de feijão.
videorecept
Opmerkingen
Voeding
Opmerking: deze informatie wordt verstrekt uit beleefdheid en is slechts een schatting. Deze informatie is afkomstig van online calculators. Hoewel cozinhadave.com probeert om accurate voedingsinformatie te geven, zijn deze cijfers slechts schattingen.
Als je dit recept probeert, een commentaar achterlaten hieronder en laat me weten wat je ervan vindt!
En als je veranderingen aanbrengt, hoor ik dat ook graag. We kunnen allemaal profiteren van jouw ervaring!
Verônica Ribeiro, de creatieve geest achter “Cozinha da Vê”, is gepassioneerd door smaken en aroma’s en transformeert haar passie voor koken in onweerstaanbare recepten. Met een uniek vermogen om ingrediënten te combineren en een speciaal vleugje zorg in elk gerecht, verovert ze harten en smaakpapillen, waardoor koken een werkelijk heerlijke ervaring wordt op haar blog.