Pular para o conteúdo

Bolo de Morango com Chantilly

  • 16 minutos de leitura

Ajude a manter o website sem publicidade

Em virtude de muitas centenas de leitores do no nosso blog não gostarem da publicidade que é colocada no blog, pediram-nos se podemos retirar a publicidade ou substituí-la por algo diferente e menos intrusivo.

Antes demais, nós próprios achamos super irritante os anúncios que colocamos no blog, no entanto são eles que nos pagam a conta crescente de manutenção do site, bem como dos salários dos nossos colaboradores.

Após analisarmos muito, sobre soluções de monetização do blog, decidimos testar durante um mês se trocarmos a publicidade pela contribuição voluntária dos nossos leitores , se esta será uma solução saudável e de longo prazo.

Assim poderão contribuir de forma voluntária e o valor que acharem justo, ao fim de um mês se o resultado for positivo, iremos deixar eliminar os anúncios de forma definitiva.

Contamos com você!

Bolo de Morango com Chantilly

Um bolo delicioso que não basta experimentar apenas uma fatia porque a união de dois ingredientes faz do bolo de morango com chantilly um bolo que atrai qualquer paladar levando a quem provou possa pedir bis.


bolo de morango com chantilly

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

A receita de hoje é um clássico no universo dos bolos porque une dois ingredientes que não são totalmente úteis mas agradam a todos os gostos. Eu estou falando do bolo de morangos com chantilly.

É uma receita que depois de pronta a gente já come com os olhos porque fica visivelmente muito bonita provocando bastante água na boca porque o sabor do morango com o doce do chantilly torna irresistível esta receita.

Em algum momento de sua vida você já esteve em dúvida sobre qual receita de bolo fazer? Porque nem todas as pessoas acertam fazer um bolo por mais simples que seja, e, quando se trata de um evento comemorativo!?

Então esta receita é ideal porque agrada a crianças, jovens, adultos, idosos e sem contar com a exuberância que essa união dos dois ingredientes produz.

O bolo de morango com chantilly rouba a cena de qualquer mesa decorada porque ele produz água na boca. A massa do bolo é sempre fofinha e o recheio possui pedaços de morangos.

Embora o bolo seja delicioso e bonito, é uma receita fácil de fazer. Dá para ser feito e comemorar sempre as datas dos aniversários das pessoas queridas.

O mais legal é que se por acaso restar bolo após a festa, dá para guardar na geladeira, e, o bolo de morango com chantilly geladinho se torna ainda mais saboroso.

Confira aqui com fazer esta deliciosa receita de chantilly caseiro para uma diversidade de bolos e não só!

Origem do bolo de morango com chantilly

Não existe uma data certa para dizermos quando surgiu a receita do bolo de morango com chantilly, porém dá para falar um pouquinho dessa dupla que encanta a todos.

Ao contrário do bolo mais queridinho que é o bolo de chocolate o bolo de morango surgiu para fazer os gostos de muita gente.

O morango, teve sua trajetória na vida do ser humano, servindo bastante como remédio, e depois se inseriu na culinária porque seu gosto doce da polpa e azedo da casca trouxe grande popularidade aos bolos compostos por este fruto.

Dessa forma, o bolo de morango é considerado muitas vezes o queridinho do gosto das pessoas.
Quanto ao chantilly, se sairmos falando por aí que este creme é apenas a mistura do creme de leite batido com açúcar, muitos não vão acreditar porque essa mistura simplesmente é maravilhosa e deixa um aspecto bastante bonito nas receitas.

Dizem que o criador dessa simples e encantadora receita foi François Vatel (1631-1671), um dos grandes cozinheiros existentes na corte do Rei Luís XIV.

Esta receita foi inventada quando ele ainda trabalhava para o superintendente das finanças de Luís XIV e proprietário do Château de Vaux-le-Vicomte, porém foi apenas batizada de Chantilly quando servia a outro patrão, o príncipe de Condé que por sua vez era dono do Château de Chantilly que localizava aos arredores de Paris.

Dessa forma, o bolo de morango com chantilly pode ser especial independente do grau de comemoração que você fizer, e principalmente quando é feito com carinho e amor, a receita fica mais deliciosa porque a combinação do morango tanto em pedaços como em caldas unidos ao creme aerado que é o chantilly vai dar sempre um toque especial e remeter a uma receita fina de origem francesa.

É uma receita fácil de fazer e que sempre estará no topo das preferências, portanto, vale a pena possuir sempre os ingredientes para fazer este tipo de bolo e oferecer a quem você mais ama.

Porquê esta receita funciona

  • Esta é uma receita que além de fácil sempre dá certo;
  • É uma receita que remete a um momento especial, porém sirva para qualquer ocasião;
  • O chantilly pode ser comprado pronto ou feito em casa, basta ter o creme de leite e açúcar;
  • Dá para fazer sempre que desejar porque não é uma receita enjoativa.

Ingredientes que irá precisar

Para fazer esta receita vai necessitar destes ingredientes principais:

  1. Farinha de trigo sem fermento.
  2. Açúcar fino, eu compro no mercadinho ao pé de minha casa.
  3. Ovos de tamanho M , que pode comprar no mercado de bairro.
  4. Leite meio gordo de qualquer marca.
  5. Leite condensado da marca que preferir.
  6. Morangos naturais para decoração e congelados para o recheio.
  7. Creme de leite fresco.

Preparação do bolo de morango com chantilly – Pão de Ló

O bolo de morango com chantilly é demorado a fazer porque é feito em 4 fases distintas:

  1. Pão de ló fofinho
  2. Recheio
  3. Cobertura
  4. Montagem

A base deste bolo é o pão de ló e este é o alicerce deste maravilhoso bolo.

Vamos então começar?

Em primeiro lugar pré-aqueça o forno a 180º graus.

Segundo, colocar os ovos inteiros na batedeira e bater em velocidade baixa durante 1 minuto.

bolo de morango com chantilly 1

Terceiro, aumentar a velocidade e bater durante mais 5 minutos.

Quarto, com a batedeira ligada, adicione o açúcar aos poucos, colher a colher. Depois adicione uma colher de chá de essência de baunilha e deixe bater por mais 8 a 10 minutos.

Quinto, quando a massa estiver fofa desligue a batedeira.

Sexto, coloque aos poucos a farinha de trigo peneirada à mão.

Sétimo, misture bem com o auxílio de um fouet para envolver toda a farinha de trigo até ficar uma massa bem consistente e homogênea.

bolo de morango com chantilly 3

Oitavo, coloque a massa na forma com papel vegetal, não é necessário untar os lados da fôrma.

Nono, levar a forma ao forno pré-aquecido a 180º graus para assar por 40 minutos. Após 40 minutos faça o teste do palito para verificar se está bem assado.

Décimo, quando fizer o teste do palito e sair limpo, o pão de ló está assado.

Décimo primeiro, retirar do forno e deixar esfriar totalmente.

Décimo segundo, quando o pão de ló estiver frio, vire o pão de ló num prato e de seguida desvire em outro prato para retirar a camada de cima assada.

A seguir, corte com uma faca de serra 2 discos do bolo, desta forma o bolo ficará com o total de 3 discos.

bolo de morango com chantilly 6

Décimo terceiro, não retire o papel vegetal do fundo do pão de ló, porque irá servir para a montagem do bolo em seguida.

Preparação do recheio (Creme Belga)

Agora vamos passar para a segunda parte desta receita que é o recheio do bolo. O recheio divide-se em duas fases, sendo a primeira a preparação do creme belga e a segunda do chantilly.

Vou agora preparar o creme belga passo a passo.

Primeiro passo,  dissolva bem o amido de milho no leite frio, depois reserve.

Segundo, antes de ligar o fogo prepare em uma panela colocando o leite com o amido de milho já dissolvido, a lata de leite condensado, peneirar as gemas e misture tudo muito bem para envolver as gemas e não restar vestígios das gemas.

Terceiro, ligue o fogo baixo e misture os ingredientes durante aproximadamente 5 minutos, ou até ficar com uma textura grossinha.

Quarto,  quando a textura estiver grossinha, deixe cozinhar por 2 minutos de forma a que não fique com gosto do amido de milho.

molho bechamel 2

Quinto, transfira o creme pronto para um recepiente largo (ex. tigela ou bacia pequena).

Sexto, coloque o plástico por cima para não criar crosta.

Sétimo, deixe esfriar em temperatura ambiente por aproximadamente 3 horas

Molho de Bechamel 3

Preparação do recheio (Chantilly)

Na segunda parte da preparação do recheio vou ensinar para você como fazer chantilly caseiro muito simples e fácil de preparar.

Deverão seguir todos os passos com muita atenção, caso contrário o chantilly poderá tornar-se em manteiga.

Para fazerem chantilly será necessário creme de leite de boa qualidade (normalmente um pouco mais caros que os normais).

Primeiro passo, colocar o creme de leite durante 1 hora no congelador antes de fazer o chantilly.

Segundo,  depois de uma hora no congelador pode retirar o creme de leite.

Terceiro, despeje o creme de leite no recipiente da batedeira , bata em seguida em velocidade alta. Bater o creme de leite e colocar 2 colheres de sopa de açúcar com a batedeira em movimento.

chantilly 1

Quarto, continue a  bater por alguns minutos e verifique se está ficando firme, não bater demasiado para não virar manteiga.

Quinto,  o creme tem que ficar firme, a melhor forma para comprovar que está firme é verificar se não cai da espátula da batedeira. Assim o chantilly está pronto.

chantilly 2

Sexto, por fim misture metade do creme belga com metade do chantilly.

Preparação do recheio do bolo de morangos com chantilly

O recheio deste bolo é composto por 50% do creme belga e 50% de chantilly. E deverá ter uma base de morangos picados.

Montagem do Bolo de Morangos com Chantilly

Antes de começarmos a fazer a montagem do bolo é necessário fazer o molho para umedecer os discos de pão de ló.

Iremos necessitar de:

  • 1 frasco daqueles que colocamos Ketchup ou outro qualquer.
  • 10 ml de leite condensado
  • 300 ml de água

Preparação:

Misture bem o leite e a água para depois molhar os discos do pão de ló.

molo dos discos de pão de ló

Agora vamos dar início a montagem do bolo de morango com chantilly.

Primeiro passo, com a mesma fôrma que desenformou o pão de ló, coloque o plástico para forrar o fundo da fôrma e deixar as pontas para fora.

Segundo, a seguir coloque dentro da forma o primeiro disco do pão de ló que tem o papel vegetal, sem retirar o papel.

Terceiro, umedeça o disco de pão de ló com a calda de leite condensado e água. Não precisa colocar em excesso.

montagem bolo de morango 3

Quarto, de seguida, ponha uma camada de morangos picados.

montagem bolo de morango 4

Quinto, misture metade do creme belga com o chantilly batido e envolva bem para ficar um creme uniforme.

montagem bolo de morango 5

Sexto, ponha uma camada do creme em cima dos morangos espalhando bem.

Sétimo, coloque outro disco de pão de ló, umedeça com a calda de leite condensado e água, o que sobrou dos morangos e mais creme belga com chantilly. Espalhe bem o creme.

Oitavo, por fim, ponha o último disco de pão de ló e umedeça com a calda de leite condensado e água.

Nono, cubra com as pontas do plástico fechando todo o bolo. Leve à geladeira por 6 horas.

montagem bolo de morango 7

Décimo, após as 6 horas, desenforme o bolo pronto, coloque num suporte ou prato e cubra o bolo com chantilly e decore como desejar com os morangos que reservou.

Demorou mas valeu a pena! Espero que gostem e bom apetite!

montagem bolo de morango 8

Perguntas frequentes

Posso utilizar chantilly instantâneo?

Sim, você pode utilizar chantilly instantâneo, no entanto é muito mais saboroso fazer chantilly caseiro, pois irá dar um gosto muito diferenciado ao bolo.

Posso utilizar apenas morango congelados?

Não recomendo. Porque serão necessários morangos naturais para a decoração do topo do bolo. Além disso se fizesse a decoração com morango congelados, estes iriam estragar o chantilly utilizado na decoração do topo do bolo.

Durante quantos dias posso conservar o bolo de morangos com chantilly na geladeira?

Este bolo pode ser conservado na geladeira durante alguns dias, 3 a 5 dias é a minha recomendação, após esse período o chantilly começará a perder as suas propriedades. Mas normalmente este bolo é devorado no primeiro dia eheheh.

Bolo de Morango com Chantilly

Bolo de Morango com Chantillty

Aprenda como fazer delicioso bolo de morango com chantilly passo a passo.
5 de 1 voto
Tempo de Preparação 15 minutos
Tempo de Elaboração 1 hora 45 minutos
Tempo na Geladeira 3 horas
Tempo Total 6 horas
Prato Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Porções 8 Pessoas
Calorias 390 kcal

EQUIPAMENTOS

Batedeira
Fôrma do pão de ló de 20 cm diâmetro x 10 cm altura
1 pedaço de plástico 50 x 50 cm
Faca de de serra grande ou serra de bolos

Ingredientes
  

1ª Parte – Pão de Ló

  • 180 gramas de farinha de trigo sem fermento (peneirada)
  • 180 gramas de açúcar branco (peneirado)
  • 6 ovos inteiros
  • 1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha Opcional
  • 1 Fôrma de 20 cm diâmetro x 10 cm altura
  • 1 disco de papel vegetal para fundo da fôrma

2ª Parte – Recheio – Creme Belga

  • 500 ml de leite
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 gemas (peneiradas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de creme de leite fresco para fazer chantilly
  • 1 pedaço de plástico para cobrir o creme

Chantilly

  • 200 ml de creme de leite fresco para chantilly
  • 2 colheres (sopa) de açúcar branco
  • Reserve.

3ª Parte – Montagem do Bolo

    Calda para umeder o Pão de Ló

    • 1 daqueles que colocamos Ketchup ou outro qualquer.
    • 10 ml leite condensado
    • 300 ml de água
    • Misture bem o leite e água para depois molharos discos do pão de ló.

    Recheio

    • 500 gramas de morangos picados, creme belga com chantilly.

    Cobertura

    • 200 ml de creme de leite fresco e 2 colheres de (sopa) de açúcar para bater e fazer chantilly.
    • Morangos para decorar.

    Outros Ingredientes

    • 3 discos do pão de ló
    • 500 gramas Morangos picados
    • Creme belga frio
    • 200 ml de chantilly para misturar ao creme belga
    • 200 ml de chantilly para cobrir o bolo.
    • Morangos para decorar o bolo.

    Instruções passo a passo
     

    1º PASSO

      Preparação do Pão de Ló

      • Pré-aquecer o forno a 180º C
      • Bater os ovos inteiros na batedeira em velocidade baixa por 1 min.
      • Depois aumentar a velocidade e bater por mais 5 min.
      • Ainda com a batedeira ligada, colocar o açúcar as colheradas, a colher de chá de essência de baunilha e deixar bater por mais 8 a 10 min.
      • Quando estiver fôfa desligar a batedeira.
      • Colocar aos poucos a farinha de trigo peneirada à mão.
      • Misturar bem com o auxílio de um fuêt para envolver toda a farinha de trigo até ficar uma massa bem homogênea.
      • Colocar a massa na fôrma com papel vegetal, não será necessário untar os lados da fôrma.
      •  Levar ao forno pré-aquecido a 180º C para assar por 40 min. e fazer o teste com o palito para ver se o pão de ló está totalmente assado.
      • Quando fizer o teste do palito e sair limpo, o pão de ló está assado.
      • Retirar do forno e deixar esfriar totalmente.
      • Quando o pão de ló estiver frio, vire o pão de ló num prato e depois desvire em outro prato para retirar a camada de cima assada, em seguida corte com uma faca de serra 2 discos do bolo, assim o bolo ficará com 3 discos.
      • Não retire o papel vegetal do fundo do pão de ló, porque servirá para a montagem do bolo em seguida.

      2º PASSO

        Preparação do Recheio (Creme Belga)

        • Dissolver bem o amido de milho no leite frio, reserve.
        • Antes de ligar o fogo prepare em uma panela colocando o leite com o amido de milho já dissolvido, a lata de leite condensado, peneirar as gemas e misturar tudo muito bem para envolver as gemas e não restar vestígios de gema.
        • Depois ligue o fogo baixo e vá misturando os ingredientes durante uns 5 min. ou até ficar numa textura grossinha.
        • Quando estiver numa textura grossinha, deixe cozinhar por 2 min. para não ficar comgosto de amido de milho.
        • Transferir o creme pronto para um recipiente largo (tigela ou bacia pequena).
        • Colocar o plástico por cima para não criar uma crosta.
        • Deixe esfriar em temperatura ambiente por 3 horas.

        Preparação do Chantilly

        • Colocar o creme de leite 1 hora antes de bater no congelador.
        • Depois de 1 hora retirar o creme de leite do congelador.
        • Despeje o creme de leite no recipiente da batedeira e com a batedeira em velocidade alta, bater o creme de leite e colocar as 2 colheres de (sopa) de açúcar com a batedeira em movimento.
        • Deixe bater por alguns minutos e vai olhando se está ficando firme, não bater demasiado para não virar manteiga.
        • O creme tem que ficar firme e não cair das espátulas da batedeira. Assim, o chantilly está pronto.
        • Por fim, misture metade do creme belga frio com o chantilly pronto.
        • 500g de morangos picados.

        3º PASSO

        • Com a mesma fôrma que desenformou o pão de ló, coloque o plástico para forrar o fundo da fôrma e deixa as pontas para fora.
        • De seguida, coloque dentro da fôrma o 1º disco do pão de ló que tem o papel vegetal, sem retirar o papel.
        • Umedeça o disco de pão de ló com a calda de leite condensado e água. Não precisa colocar em excesso.
        • Depois,ponha uma camada de morangos picados.
        • Misture metade do creme belga com o chantilly batido e envolva bem para ficar um creme uniforme.
        • Coloque uma camada do creme em cima dos morangos espalhando bem.
        • A seguir, coloque outro disco de pão de ló, umedeça com a calda de leite condensado e água, o que sobrou dos morangos e mais creme belga com chantilly. Espalhe bem o creme.
        • Por fim, coloque o último disco de pão de ló e umedeça com a calda de leite condensado e água.
        • Cubra com as pontas do plástico fechando todo o bolo. Leve à geladeira por 6 horas.
        • Depois de 6 horas, desenforme o bolo pronto, coloque num suporte ou prato e cubra o bolo com chantilly e decore como desejar com os morangos que reservou.

        receita em vídeo

        Notas

        Agora o bolo está pronto para ser servido, bom apetite!

        Nutrição

        Servindo: 160gCalorias: 390kcalCarboidratos: 57.8gProteína: 6.94gGordo: 14.87gGordura sobre: 8.68gSódio: 90.13mgFibra: 0.39g

        Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

        PALAVRAS CHAVE bolo de morango, bolo de morango com chantilly, como fazer bolo de morango, como fazer bolo de morango com chantilly, receita bolo de morango com chantilly, receita passo a passo bolo de morango com chantilly
        Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

        Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta!

        E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado.

        pt_BR