Bacalhau a Gomes de Sá

Esta é uma das receitas mais cobiçadas em Portugal que une o bacalhau a ovos e outros ingredientes, se tornando uma refeição bem rica em vitaminas.

Desta forma, o bacalhau gomes de Sá com sua tradição, é bastante explorado não somente por portugueses.


iR PARA A RECEITA

bacalhau a gomes de sa

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

A receita apresentada aqui é o bacalhau Gomes de Sá, um prato que faz grande sucesso entre os portugueses, brasileiros e pessoas do mundo inteiro que visita Portugal.

Acompanhado pelo ovo, um dos alimentos mais nutritivos, o bacalhau ganha sabor com o acréscimo das azeitonas, salsa, batatas, dentre outros ingredientes, tornando bastante nutritivo e saboroso, embora a qualidade dos ingredientes interfira no sabor.

Não é uma receita difícil de fazer, e, conforme a tradição, pode ser encontrada em diversos lares portugueses cotidianamente, mas você achaque a receita é a mesma desde a sua origem?

Algumas pessoas modificaram o modo de fazer, incrementando com alguma erva, ou, preparando de forma diferenciada as lascas do bacalhau. Portanto, esta receita pode ser servida em qualquer ocasião sem deixar a desejar.

Você pode até pensar: Se eu fizer em quantidade, a receita pode ser desperdiçada! É claro que não!

O bacalhau Gomes de Sá pode ser bem conservado no congelador, e caso deseje degustar novamente, basta esquentar.

O bacalhau Gomes de Sá, um prato típico da região do Porto, para ser bem original deve atender a algumas características tais como o tipo do bacalhau que deve ser sempre bacalhau-do-atlântico porque as postas são grossas e o leite escolhido para amaciar as postas do bacalhau, deve ser magro para não deixar o bacalhau enjoativo.

bacalhau a gomes de sa

Origem do Bacalhau a Gomes de Sá

Para saber a origem desta receita não é uma tarefa difícil porque leva o nome do criador, o português José Luís Gomes de Sá Júnior que nasceu na cidade do Porto em 7 de fevereiro de 1851 e faleceu em 1926.

José Luis Gomes de Sá foi um negociante de bacalhau que “brincava” com o bacalhau na cozinha do seu armazém na rua do Muro dos Bacalhoeiros em diversas formas e encontrou no cozer ao leite as lascas do bacalhau como a melhor forma para prosseguir a receita.

O inventor vendeu esta receita do bacalhau a Gomes de Sá ao seu melhor amigo, o cozinheiro João do Restaurante Lisbonense que fica localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto.

O que sabemos também é que a receita original do Bacalhau a Gomes de Sá é que o bacalhau deve ser cortado em pequenas lascas e amaciada ao leite entre uma hora e meia a duas horas, sendo cozinhado sempre no azeite fino, alho, cebola, e ser acompanhado por azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Reza a lenda que o próprio Gomes de Sá que escreveu a punho a observação para seu amigo: “ João, se alterar qualquer coisa desta receita, já não fica capaz”.

Portanto, com o assar do tempo, muito fazem o bacalhau a Gomes de Sá e esquecem as azeitonas pretas, ou põe colorau, folha de louro, enfim, fazendo com que a receita modifique o seu sabor.

Esta receita ficou conhecida não somente em Portugal mas também no Brasil com a imigração no país mesmo após a colonização.

O inventor da receita José Luís Gomes de Sá ficou mais conhecido depois que o cônsul do Brasil no Porto João Frank da Costa mandou no ano de 1988 colocar uma placa na parede da casa onde este nasceu para homenagear.

É devido ao sucesso do Bacalhau a Gomes de Sá que todo e qualquer tipo de bacalhau está relacionado ao Porto.

Porquê esta receita funciona

  • Mesmo com diversas dicas, é muito fácil de fazer, e vale a pena o resultado;
  • Os ingredientes são de fácil acesso e dá para fazer sempre;
  • Este bacalhau pode ser adaptado com outros ingredientes, porém perde a sua originalidade;
  • A combinação do bacalhau já amaciado ao leite com azeitonas pretas, deixa um sabor irresistível.

Ingredientes que irá precisar

Os ingredientes principais para esta receita são:

  1. Bacalhau dessalgado que qualidade média ou superior.
  2. Batatas para cozer de boa qualidade.
  3. Azeitonas pretas de boa qualidade.
  4. Ovos de tamanho médio, eu costumo comprar num supermercado do meu bairro.
  5. Azeite de oliva virgem ou extra virgem.

Preparação do Bacalhau a Gomes de Sá

Em primeiro lugar Numa panela com água, coloque o bacalhau para cozinhar durante aproximadamente 10 minutos. Depois do bacalhau estar cozido, escorra-o.

bacalhau a gomes de sa 1

Segundo, retire todas as peles, as espinhas (todas se possível) e desfie o bacalhau em lascas grossas para não ficar muito desfeito.

bacalhau a gomes de sa 3

Terceiro, Em água bem quente cozinhe as batatas com casca. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até ficarem bem cozidas.

bacalhau a gomes de sa 2

Quarto,  Depois das batatas cozidas, retire-as e deixe esfriar. Retire a pele e corte em rodelas grossas.

bacalhau a gomes de sa 4

Quinto,  numa panela, ponha o azeite, as cebolas, os alhos, as folhas de louro. Deixe refogar tudo lentamente, sem queimar.

Depois, adicione o bacalhau ao refogado, mexa tudo e deixe refogar mais uns minutos.

Junte as batatas e envolva com cuidado para não desmanchar. Polvilhe com a salsa picada à gosto e envolva mais um pouco.

Se está a gostar desta receita e é um amante de bacalhau, então sugiro que confira uma outra deliciosa receita de bacalhau com creme de leite maravilhosa.

bacalhau a gomes de sa 5

Sexto, coloque tudo numa travessa. Corte os ovos às rodelas e espalhe por cima do bacalhau. Espalhe também as azeitonas. Por fim, salpique com salsa picada.

bacalhau a gomes de sa 6

Sétimo, por último leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante de 10 a 15 minutos. Depois de assado retire do forno e sirva.

Este prato fica ainda melhor se acompanhar com vinho branco ou vinho verde.

Dicas da Vê

O bacalhau à Gomes de Sá, tem alguns segredinhos que vou explicar para vocês.

Aqui é necessário usar bacalhau de qualidade média/alta e também um azeite de qualidade para dar aquele sabor único.

Eu recomendo azeite Português, não vivesse eu aqui. Sem qualquer hesitação recomendo azeite Galo ou o famoso azeite da herdade do Esporão.

Se não conseguirem encontrar este azeite numa loja da sua cidade, utilizem outro que seja de boa qualidade.

Perguntas frequentes

O Azeite de oliva é prejudicial á saúde?

Não. O Azeite de oliva pelo contrário faz bem á saúde , desde que consumido com moderação.

Quanto tempo demora a preparar o bacalhau á gomes de sá?

Esta receita demora a preparar aproximadamente 75 minutos.

Posso conservar o bacalhau á gomes de sá na geladeira ou no freezer?

Sim, é possivel guardar o bacalhau a gomes de sá na geladeira por poucos dias, quanto a conservar no freezer poderá fazê-lo mas por norma quando for consumir o sabor irá ficar um pouco alterado, por isso não gosto de congelar este prato.

Confira o Vídeo desta receita passo a passo no nosso Canal no Youtube


INSCREVER-SE NO CANAL

bacalhau a gomes de sá

Bacalhau à Gomes de Sá

Você gosta de bacalhau? Este é uma excelente receita secular super deliciosa. Aprenda como fazer um saboroso Bacalhau à Gomes de Sá.
5 de 1 voto
Tempo de Preparação 25 minutos
Tempo de Elaboração 50 minutos
Tempo Total 1 hora 15 minutos
Prato Prato principal
Cozinha Portuguesa
Porções 6 Pessoas
Calorias 682 kcal

Ingredientes
  

  • 3 postas bacalhau desalgado cozido e desfiado
  • 7 batatas
  • 2 cebolas cortadas em meias-luas
  • 2 dentes de alho cortados em rodelas
  • 2 folhas de louro
  • Azeitonas pretas à gosto
  • 4 ovos cozidos
  • Salsa picada à gosto
  • 200 ml de azeite
  • Sal à gosto

Instruções passo a passo
 

  • Numa panela com água, coloque o bacalhau a cozinhar durante 10 minutos.
  • Depois de cozido, escorra o bacalhau.
  • Retire as peles, as espinhas e desfie o bacalhau em lascas grossas para não ficar muito desfeito.
  • Em água fervente cozinhe as batatas com casca. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até ficar bem cozida.
  • Depois das batatas cozidas, retire-as e deixe esfriar. Retire a pele e corte em rodelas grossas.
  • Numa panela, coloque o azeite, cebolas, os alhos, as folhas de louro. Deixe refogar tudo lentamente, sem queimar. Junte o bacalhau ao refogado, mexa tudo e deixe refogar mais uns minutos. Junte as batatas e envolva com cuidado para não desmanchar. Polvilhe com a salsa picada à gosto e envolva mais um pouco.
  • Coloque numa travessa. Corte os ovos às rodelas e espalhe por cima do bacalhau. Espalhe também as azeitonas. Por fim, salpique com salsa picada.
  • 7.Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante de 10 a 15 minutos. Depois retire do forno e sirva.

receita em vídeo

Notas

Sirva de imediato e acompanhe com um bom vinho branco ou verde

Nutrição

Calorias: 682kcalCarboidratos: 44.2gProteína: 52.5gGordo: 36.5gColesterol: 197mgPotássio: 1167mgAçúcar: 4.7gCálcio: 302mgFerro: 5mg

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, bacalhau, bacalhau á gomes de sá, como fazer bacalhau á gomes de sá, como preparar bacalhau á gomes de sá, receita de bacalhau á gomes de sá
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta!

E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BR