Esta é uma das receitas mais cobiçadas em Portugal que une o bacalhau a ovos e outros ingredientes, se tornando uma refeição bem rica em vitaminas.
Desta forma, o bacalhau gomes de Sá com sua tradição, é bastante explorado não somente por portugueses.
Bacalhau a Gomes de Sá
Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.
A receita apresentada aqui é o bacalhau Gomes de Sá, um prato que faz grande sucesso entre os portugueses, brasileiros e pessoas do mundo inteiro que visita Portugal.
Acompanhado pelo ovo, um dos alimentos mais nutritivos, o bacalhau ganha sabor com o acréscimo das azeitonas, salsa, batatas, dentre outros ingredientes, tornando bastante nutritivo e saboroso, embora a qualidade dos ingredientes interfira no sabor.
Não é uma receita difícil de fazer, e, conforme a tradição, pode ser encontrada em diversos lares portugueses cotidianamente, mas você achaque a receita é a mesma desde a sua origem?
Algumas pessoas modificaram o modo de fazer, incrementando com alguma erva, ou, preparando de forma diferenciada as lascas do bacalhau. Portanto, esta receita pode ser servida em qualquer ocasião sem deixar a desejar.
Você pode até pensar: Se eu fizer em quantidade, a receita pode ser desperdiçada! É claro que não!
O bacalhau Gomes de Sá pode ser bem conservado no congelador, e caso deseje degustar novamente, basta esquentar.
O bacalhau Gomes de Sá, um prato típico da região do Porto, para ser bem original deve atender a algumas características tais como o tipo do bacalhau que deve ser sempre bacalhau-do-atlântico porque as postas são grossas e o leite escolhido para amaciar as postas do bacalhau, deve ser magro para não deixar o bacalhau enjoativo.
Origem do Bacalhau a Gomes de Sá
Para saber a origem desta receita não é uma tarefa difícil porque leva o nome do criador, o português José Luís Gomes de Sá Júnior que nasceu na cidade do Porto em 7 de fevereiro de 1851 e faleceu em 1926.
José Luis Gomes de Sá foi um negociante de bacalhau que “brincava” com o bacalhau na cozinha do seu armazém na rua do Muro dos Bacalhoeiros em diversas formas e encontrou no cozer ao leite as lascas do bacalhau como a melhor forma para prosseguir a receita.
O inventor vendeu esta receita do bacalhau a Gomes de Sá ao seu melhor amigo, o cozinheiro João do Restaurante Lisbonense que fica localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto.
O que sabemos também é que a receita original do Bacalhau a Gomes de Sá é que o bacalhau deve ser cortado em pequenas lascas e amaciada ao leite entre uma hora e meia a duas horas, sendo cozinhado sempre no azeite fino, alho, cebola, e ser acompanhado por azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.
Reza a lenda que o próprio Gomes de Sá que escreveu a punho a observação para seu amigo: “ João, se alterar qualquer coisa desta receita, já não fica capaz”.
Portanto, com o assar do tempo, muito fazem o bacalhau a Gomes de Sá e esquecem as azeitonas pretas, ou põe colorau, folha de louro, enfim, fazendo com que a receita modifique o seu sabor.
Esta receita ficou conhecida não somente em Portugal mas também no Brasil com a imigração no país mesmo após a colonização.
O inventor da receita José Luís Gomes de Sá ficou mais conhecido depois que o cônsul do Brasil no Porto João Frank da Costa mandou no ano de 1988 colocar uma placa na parede da casa onde este nasceu para homenagear.
É devido ao sucesso do Bacalhau a Gomes de Sá que todo e qualquer tipo de bacalhau está relacionado ao Porto.
Porquê esta receita funciona
- Mesmo com diversas dicas, é muito fácil de fazer, e vale a pena o resultado;
- Os ingredientes são de fácil acesso e dá para fazer sempre;
- Este bacalhau pode ser adaptado com outros ingredientes, porém perde a sua originalidade;
- A combinação do bacalhau já amaciado ao leite com azeitonas pretas, deixa um sabor irresistível.
Ingredientes que irá precisar
Os ingredientes principais para esta receita são:
- Bacalhau dessalgado que qualidade média ou superior.
- Batatas para cozer de boa qualidade.
- Azeitonas pretas de boa qualidade.
- Ovos de tamanho médio, eu costumo comprar num supermercado do meu bairro.
- Azeite de oliva virgem ou extra virgem.
Preparação do Bacalhau a Gomes de Sá
Em primeiro lugar Numa panela com água, coloque o bacalhau para cozinhar durante aproximadamente 10 minutos. Depois do bacalhau estar cozido, escorra-o.
Segundo, retire todas as peles, as espinhas (todas se possível) e desfie o bacalhau em lascas grossas para não ficar muito desfeito.
Terceiro, Em água bem quente cozinhe as batatas com casca. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até ficarem bem cozidas.
Quarto, Depois das batatas cozidas, retire-as e deixe esfriar. Retire a pele e corte em rodelas grossas.
Quinto, numa panela, ponha o azeite, as cebolas, os alhos, as folhas de louro. Deixe refogar tudo lentamente, sem queimar.
Depois, adicione o bacalhau ao refogado, mexa tudo e deixe refogar mais uns minutos.
Junte as batatas e envolva com cuidado para não desmanchar. Polvilhe com a salsa picada à gosto e envolva mais um pouco.
Se está a gostar desta receita e é um amante de bacalhau, então sugiro que confira uma outra deliciosa receita de bacalhau com creme de leite maravilhosa.
Sexto, coloque tudo numa travessa. Corte os ovos às rodelas e espalhe por cima do bacalhau. Espalhe também as azeitonas. Por fim, salpique com salsa picada.
Sétimo, por último leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante de 10 a 15 minutos. Depois de assado retire do forno e sirva.
Este prato fica ainda melhor se acompanhar com vinho branco ou vinho verde.
Dicas da Vê
O bacalhau à Gomes de Sá, tem alguns segredinhos que vou explicar para vocês.
Aqui é necessário usar bacalhau de qualidade média/alta e também um azeite de qualidade para dar aquele sabor único.
Eu recomendo azeite Português, não vivesse eu aqui. Sem qualquer hesitação recomendo azeite Galo ou o famoso azeite da herdade do Esporão.
Se não conseguirem encontrar este azeite numa loja da sua cidade, utilizem outro que seja de boa qualidade.
Perguntas frequentes
O Azeite de oliva é prejudicial á saúde?
Não. O Azeite de oliva pelo contrário faz bem á saúde , desde que consumido com moderação.
Quanto tempo demora a preparar o bacalhau á gomes de sá?
Esta receita demora a preparar aproximadamente 75 minutos.
Posso conservar o bacalhau á gomes de sá na geladeira ou no freezer?
Sim, é possível guardar o bacalhau a gomes de sá na geladeira por poucos dias, quanto a conservar no freezer poderá fazê-lo mas por norma quando for consumir o sabor irá ficar um pouco alterado, por isso não gosto de congelar este prato.
Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes
- 3 postas bacalhau desalgado cozido e desfiado
- 7 batatas
- 2 cebolas cortadas em meias-luas
- 2 dentes de alho cortados em rodelas
- 2 folhas de louro
- Azeitonas pretas à gosto
- 4 ovos cozidos
- Salsa picada à gosto
- 200 ml de azeite
- Sal à gosto
Instruções passo a passo
- Numa panela com água, coloque o bacalhau a cozinhar durante 10 minutos.
- Depois de cozido, escorra o bacalhau.
- Retire as peles, as espinhas e desfie o bacalhau em lascas grossas para não ficar muito desfeito.
- Em água fervente cozinhe as batatas com casca. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até ficar bem cozida.
- Depois das batatas cozidas, retire-as e deixe esfriar. Retire a pele e corte em rodelas grossas.
- Numa panela, coloque o azeite, cebolas, os alhos, as folhas de louro. Deixe refogar tudo lentamente, sem queimar. Junte o bacalhau ao refogado, mexa tudo e deixe refogar mais uns minutos. Junte as batatas e envolva com cuidado para não desmanchar. Polvilhe com a salsa picada à gosto e envolva mais um pouco.
- Coloque numa travessa. Corte os ovos às rodelas e espalhe por cima do bacalhau. Espalhe também as azeitonas. Por fim, salpique com salsa picada.
- 7.Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante de 10 a 15 minutos. Depois retire do forno e sirva.
receita em vídeo
Notas
Nutrição
Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.
Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta!
E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!
Verônica Ribeiro, a mente criativa por trás do “Cozinha da Vê”, é uma apaixonada por sabores e aromas que transforma sua paixão pela culinária em receitas irresistíveis. Com uma habilidade única para combinar ingredientes e um toque especial de carinho em cada prato, ela conquista corações e paladares, tornando a culinária uma experiência verdadeiramente deliciosa em seu blog.