...
Pular para o conteúdo

10 Erros comuns quando preparamos uma receita

  • 8 minutos de leitura

10 Erros comuns quando preparamos uma receita

Já preparou uma refeição para os amigos e não correu como esperava? Se sim, então confira os 10 erros comuns quando preparamos uma receita.

10 erros comuns quando preparamos uma receita (1)

Quer você esteja apenas aprendendo a cozinhar ou já esteja fazendo isso há anos, é inevitável que você cometa a sua quota parte de erros na cozinha.

Sim, mesmo bons cozinheiros e profissionais experientes cometem erros. Acontece quando estamos com pressa, nos sentindo um pouco preguiçosos, ou simplesmente somos novos na cozinha.

Você tem cometido alguns erros culinários involuntariamente? Você pode se tornar um cozinheiro melhor sabendo como evitar os 10 erros comuns quando preparamos uma receita.

Confira agora!

1. Começar a preparar a receita sem a ler

Já cometi esse erro e é muito importante ler a receita antes de começar a cozinhar, pois assim evitará muitos erros. 

Dica de Profissional: Vale a pena ler as receita completamente antes de começar, para se certificar de que está bem preparado e sabe qual é o seu plano de cozedura, bem como se tem todos os ingredientes disponíveis ou se é necessário ir comprar algum que esteja em falta.

10 Erros comuns quando preparamos uma receita 3

2. Usar a tábua de cortar pequena demais

Tábuas de cortar ingredientes, quando são muito pequenas, são ótimas para tudo o que fazemos, mas embora sejam ideais para cortar ingredientes pequenos como frutas.

No entanto, se você precisar cortar um peru, pato ou mesmo um frango, a tábua será muito pequena para trabalhar de forma eficiente e com segurança.

Dica de Profissional: Dê a si próprio muito espaço para trabalhar, e certifique-se de que a sua tábua de corte é suficientemente grande para o trabalho em questão. 

Ficará muito mais confortável a cortar e a picar, além de que é mais seguro do que empalhar tudo sobre uma tábua demasiado pequena.

3. Usar uma faca de tamanho errado

Antes de escolher a sua faca, pense no que a vai usar.

Estás a triturar algo pequeno, como alho? Ou, estará a trabalhar com algo maior, como uma galinha inteira?

Pode adorar trabalhar com a sua faca de cortar, mas não é uma ferramenta para todos os fins e não funciona bem quando se trata de alimentos grandes.

Dica de Profissional: Utilizar sempre a faca do tamanho certo para o que pretende fazer. 

Nas cozinhas caseiras, esta é a ferramenta a que se deve recorrer quando se corta carne, se corta fruta e legumes, e se pica ervas aromáticas. 

Procure uma faca de pão serrilhado quando estiver na altura de cortar uma baguete ou outros pães de coração. E opte por uma faca de cortar quando estiver a trabalhar com um pedaço de comida particularmente pequeno.

10 Erros comuns quando preparamos uma receita 5

4. Preparar as receitas num local desorganizado

Por vezes temos o hábito de trabalhar na nossa cozinha quando esta está bagunçada, talvez porque assim sabemos onde temos todos os utensílios necessários para começar a preparar uma receita. 

No entanto nunca será produtivo, eficiente e seguro trabalhar num ambiente desorganizado.

 Poderá ser difícil compreender o obvio, mas é a mais pura das realidades, porque normalmente não sabemos onde colocamos este ou aquele utensílio, onde foi que pus aquele ingrediente que estava aqui…. e o tempo vai passando a receita se atrasando…

Então é sempre recomendado ter o espaço onde vai cozinhar totalmente organizado , onde você terá fácil acesso aos utensílios necessários, bem como a todos os ingredientes da receita.

Dica de Profissional: Dê a si próprio muito espaço para trabalhar, e certifique-se de que a sua tábua de corte é suficientemente grande para o trabalho em questão. 

Ficará muito mais confortável a cortar e a picar, além de que é mais seguro do que empalhar tudo sobre uma tábua demasiado pequena.

5. Colocar os ingredientes na frigideira fria

Um dos erros mais comuns que costumo presenciar, é colocar os ingredientes na frigideira quando esta ainda está fria, porque ao fazer isso, por norma resulta em alimentos demasiado queimados por fora e mal cozinhados no interior, por exemplo se colocarem um bife alto na frigideira sem que esta esteja bem quente, o interior do bife vai ficar cru.

Dica de Profissional: Certifique-se de que o óleo esteja quente antes de adicionar qualquer ingrediente à frigideira.

É importante que a frigideira esteja quente para evitar que seus alimentos grudem, e para conseguir um bom resultado no preparo da sua receita.

6. Cozinhar a comida diretamente da geladeira ou do freezer

Este é um erro dos mais comuns, acho que todos nós já o cometemos, que é irmos á geladeira ou ao freezer e cozinhar diretamente na frigideira, panela ou no forno.

O problema é que iremos ter uma peça de carne queimada por fora e mal cozida ou mesmo crua no interior.

Dica de Profissional: Recomendo que retire a carne da geladeira e deixe repousar em temperatura ambiente durante 15 a 30 minutos, desta forma garantimos que a comida é cozinhada uniformemente.

7. Não temperar a comida enquanto está sendo cozinhada

Um erro crasso que muitas pessoas cometem é não temperar a comida á medida que está a ser cozinhada, normalmente tudo é feito a olho, e quase sempre o tempero não fica no ponto. Depois quando você levar a comida preparada aos seus convidados, normalmente em vez de ser um sucesso, será mais um fracasso de culinária.

A chave de um bom prato está no tempero

Dica de Profissional: São os ingredientes que tornam as refeições deliciosas e memoráveis. Se você estiver cozinhando, é importante temperar a comida enquanto cozinha, para que todos os pratos fiquem no ponto certo.

10 Erros comuns quando preparamos uma receita 7

8. Demasiados ingredientes na frigideira ou na panela

Quando colocamos demasiados ingredientes na frigideira, é um erro de principiante, porque vai reduzir a temperatura da cozinhado e aumentar a humidade. Isto é, a comida irá ser cozinhada no vapor devido á humidade em vez de ser cozinhada através da própria fritura.

O resultado do excesso de ingredientes na frigideira acabamos por ter dificuldade em cozinhar os ingredientes devido ao calor ser muito desigual.

Lembre-se de usar a panela do tamanho certo. Por exemplo, se você estiver cozinhando carne moída, certifique-se de que nenhum dos pedaços estejam se tocando; deverá haver espaço entre as peças para garantir um cozimento uniforme.

Dica de Profissional: Lembre-se de usar a panela do tamanho certo. Por exemplo, se você estiver cozinhando carne moída, certifique-se de que nenhum dos pedaços estejam se tocando; deverá haver espaço entre os bocados de carne para garantir um cozimento uniforme.

10 Erros comuns quando preparamos uma receita 8

9. Não provar a comida quando estiver sendo cozinhada

Este talvez seja um dos maiores erros que os cozinheiros amadores cometem, não provar a comida quando ela está sendo cozinhada, porque acham que a receita fica sempre gostosa e por isso não é necessário ir provando.

Mas a realidade é que nós somos humanos e como tal cometemos pequenos erros durante toda a receita que deverá ser corrigido durante a preparação da receita. Nomeadamente quando nos referimos ao sal, que poderá tornar o cozinhado divinal ou um fracasso total!

Dica de Profissional: á medida que vai cozinhando a sua receita, vá provando de forma a poder adicionar sempre que necessário o sal, açúcar, etc… até que a receita fique no ponto certo.

10. Não deixar a comida descansar depois de cozinhada

Eu compreendo você, porque também me identifico e muito com este erro, imagine que a comida acabou de sair do forno ou da frigideira e você quer imediatamente colocá-la na mesma para os seus convidados se deliciarem.

Mas o problema é que mal você corte aquele bife gostoso, vai ficar demasiado molhado no prato ou mesmo na travessa, acabando por ensopar tudo em seu redor.

Assim o ideal é você repousar a comida pelo menos durante 5 minutos, no caso de frangos ou perus o repouso deverá ser de pelo menos 20 minutos devido ao tamanho da peça cozinhada.

Esta espera irá recompensá-lo com uma comida muito mais saborosa.

Dica de Profissional:  O ideal é você repousar a comida pelo menos durante 5 minutos, no caso de frangos ou perus, o repouso deverá ser de pelo menos 20 minutos devido ao tamanho da peça cozinhada.

Esta espera irá recompensá-lo com uma comida muito mais saborosa.

Espero que você tenha gostado deste artigo, se você achou este artigo útil, compartilhe-o com os seus familiares, amigos ou mesmo colegas de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR