Muffins de gotas de Chocolate

Estes Muffins de gotas de chocolate fofinhos e molhadinhos, são ideais para um divertido lanche da tarde com a família ou amigos.

muffins de chocolate

Esta receita pode conter links de afiliados, confira a política de privacidade e a divulgação de afiliados para mais informações.

Hoje decidi mostrar para vocês uma deliciosa receita de muffins de chocolate , que é muito simples e fácil de fazer.

Eu escolhi esta receita porque eu sempre gostei muito de comer muffins e conciliando com isso adoro demais sobremesas com chocolate, então resolvi fazer estes maravilhosos muffins de chocolate com gotinhas de chocolate, porque oferecem um sabor mais autêntico e cremoso.

Adicionalmente, fazer este tipo de receita é extremamente fácil, porque embora leve alguns ingredientes, basta apenas misturar-los bem, levar ao forno e servir.

E se você tem crianças em casa, então vai ser um sucesso e diversão garantida.

Se você estiver a fazer dieta e mesmo assim quiser comer uns deliciosos muffins de chocolate low carb que estão vocacionados para uma dieta equilibrada então confira esta receita.

Origem dos Muffins de chocolate

Ao falarmos sobre a questão dos muffins, é importante lembrar que o nome se refere a produtos bastante distintos, dependendo de que parte do globo onde reside.

O muffin inglês é muito diferente da versão americana que utiliza fermento em pó; pois o muffin inglês tem uma história muito antiga e ainda é fermentado com levedura, tornando-o mais um pão do que um bolo.

Cozido em formato de disco e servido dividido em dois pedaços, torrado e amanteigado, tem uma semelhança com um crocante.

De fato, a palavra muffin deriva da palavra francesa moufflet, que é frequentemente aplicada a pães e significa suave; dando uma pista sobre as receitas históricas utilizadas para a confecção de muffins.

Os muffins ingleses (diferentes da versão moderna do pão rápido) eram feitos de massa levedada e cozidos numa grelha de ferro fundido quente.

Acredita-se que tenham uma longa história culinária que remonta ao País de Gales do século X, onde eram considerados como sendo de preço acessível.

muffins de chocolate

Sendo barato e fáceis de fazer, eram a comida das classes mais baixas e não gracitavam a mesa de chá da moda até aos finais do século XVII em diante.

Como o chá da tarde se tornou uma refeição em si mesmo, muitos cozinheiros tentaram criar pastas de barrar mais substanciais e elaboradas e, a fim de equilibrar a variedade de ofertas de doces ingleses Muffins, torrados e amanteigados seriam oferecidos.

Crescendo em popularidade ao longo do século XIX, o muffin tornou-se um petisco popular na Grã-Bretanha e as fábricas de muffins surgiram por toda a Inglaterra.

Os muffins americanos são muito diferentes dos muffins ingleses sendo um “pão rápido” feito em moldes ou caixas individuais. Os pães rápidos (quimicamente fermentados em oposição ao fermento levedado) só foram desenvolvidos no final do século XVIII.

A história do muffin americano deve a sua existência à descoberta americana da pearlash como agente de criação, um desenvolvimento importante em toda a história da panificação.

A pérola é uma forma refinada de potassa, e produz gás carbônico na massa. Em “American Cookery” (1796 – o primeiro livro de cozinha americana) Amelia Simmons publicou receitas que utilizavam o potassa-pérola, este foi um verdadeiro ponto de viragem tanto na cozedura doméstica como comercial.

O fermento em pó não foi desenvolvido comercialmente até 1857 e a importância disto em toda a história da cozedura não pode ser suficientemente enfatizada.

As primeiras receitas de bolos americanos tendem a enumerar muito menos ingredientes e a produzir uma pastelaria mais simples do que os seus contemporâneos.

Muffins de chocolate Pinteresat

Hoje em dia, um muffin americano tem quase sempre uma “cobertura” cozida, como mirtilos, pedaços de chocolate, ou framboesa.

O muffin tornou-se, na maior parte dos casos, um caso mais doce e com o aumento das cafetarias e padarias artesanais, o muffin à americana tornou-se disponível numa grande variedade de sabores e a sua popularidade espalhou-se por todo o mundo.

O muffin americano e a história dos agentes de criação estão realmente interligados e, nos anos 50, várias empresas americanas introduziram misturas de muffins embalados.

Estes tipos de misturas para bolos só foram possíveis devido à descoberta e desenvolvimento de agentes de criação. Nos anos 60, o muffin tinha-se tornado um item de padaria tão popular que se tentava manipular o muffin como o donut e transformá-lo numa oportunidade de negócio da franquia alimentar.

Embora estes muffins ricos e achocolatados sejam definitivamente uma indulgência, há também uma tendência para o tipo de muffin mais magro: mais baixo em açúcar e gordura.

Estes bolinhos (ou queques) saudáveis dão um pequeno-almoço saudável em viagem ou lanche; com todo o tipo de sementes, frutos secos, frutas e ingredientes tais como farelo, aveia e iogurte.

 Assim como a necessidade de muffins que são feitos para requisitos dietéticos especiais, tais como glúten ou sem lacticínios.

É verdade que o muffin de estilo americano não tem problemas com a sua identidade cultural e tornou-se sinônimo de toda a cultura de “coffee break” americana.

O declínio da panificação caseira, o movimento da alimentação saudável, a ascensão das padarias artesanais e a cultura do café gourmet contribuíram para a criação do que é agora o muffin contemporâneo padrão e o que pensamos imediatamente como um muffin.

A sua popularidade cresceu e é agora um herói indiscutível da panificação americana.

muffins de chocolate 2

Porquê esta receita funciona

  • Esta receita é muito simples e fácil de preparar.
  • Utiliza ingredientes que temos disponíveis.
  • É de fácil armazenamento.

Ingredientes que irá precisar

  • Ovos : Eu gosto de utilizar ovos de tamanho médio (M) que são ideais para esta receita.
  • Farinha de trigo: Gosto de utilizar farinha de trigo sem fermento, normalmente compro a que for mais barata.
  • Açúcar: Qualquer tipo de açúcar, preferencialmente aquele que for mais acessível.
  • Leite: Pode utilizar qualquer tipo de leite (desde o magro até ao leite gordo)
  • Manteiga: A manteiga escolhida deve ser sem sal.
  • Cacau: Cacau em pó de boa qualidade.
  • Gotas de chocolate: eu gosto de usar nesta receita gotas de chocolate meio amargo, normalmente compro na amazon.

Como fazer muffins de chocolate

Preparação: Antes de começarmos a preparar os muffins de chocolate, devemos organizar todos os ingredientes necessários, de forma a estarem disponíveis para fazermos a nossa receita.

1. Prepare as formas e forre-as com forminhas de papel específico para muffins (pode encontrar no supermercado ou lojas de artigos para festas)

forminhas de papel para muffins

2.Em uma tigela coloque os ingredientes: os ovos, e bata com um garfo para desfazer, adicione o açúcar e mexa de novo, agora coloque a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, a essência de baunilha, o leite, a manteiga amolecida, o sal, o cacau em pó, e mexa tudo com o garfo para misturar bem.

Muffins de chocolate - passo 2

3. Na taça das gotas de chocolate,  coloque um pouco de farinha de trigo e misture tudo.

Muffins de chocolate - passo 3

4. De seguida coloque a mistura das gotas de chocolate com a farinha na massa do chocolate e misture bem.

Muffins de chocolate - passo 4

5.Em seguida, coloque 1/3 de massa em cada forminha de papel e ponha gotinhas de chocolate por cima da massa.

Muffins de chocolate - passo 5

6. Por fim, leve ao forno médio pré-aquecido a 150ºC, durante 15 minutos, não asse demais para seu bolo não ficar seco e servir!

Muffins de chocolate - passo 6

Dicas da Vê

  • Prepare os seus ingredientes antes de começar a cozinhar. Como é normal em receitas de bolos e doces, é aconselhável ter todos os ingredientes preparados antes de começar a preparar esta receita, de forma a ser mais produtivo. 
  • Confira se está assado. Antes de retirar os muffins do forno, confira se estão bem assados, para isso basta fazer o teste do palito, se estiver seco está bom , caso contrário deixe no forno mais alguns minutos.
  • Tenha atenção ao sal. Esta receita leva diversos ingredientes que tem sal, daí que se preferir que os muffins sejam autênticos tenha bastante atenção às porções de sal utilizadas (ex. manteiga, sal, etc…)

Perguntas frequentes

Os muffins são rápidos de preparar?

Sim, esta receita de muffins é muito rápida de preparar e depois é só levar ao forno.

Posso alterar o sabor desta receita?

Os muffins são muito versáteis, isto quer dizer que você poderá alterar o sabor de chocolate por qualquer outro sabor (ex. frutos vermelhos, cereais, etc…)

Posso fazer uma receita de muffins para vegans ou diabéticos?

Sim, como disse anteriormente as receitas de muffins são muito versáteis e como tal podem ser feitas diversas variações. Pode verificar aqui uma receita de muffins low carb para vegans e diabéticos que fizemos no passado.

muffins de chocolate

MUFFINS DE CHOCOLATE

Aprenda a fazer deliciosos muffins de chocolate, rápidos e fáceis.
5 de 1 voto
Tempo de Preparação 15 minutos
Tempo de Elaboração 15 minutos
Tempo Total 30 minutos
Prato muffins
Cozinha Americana
Porções 6 pessoas
Calorias 364 kcal

Ingredientes
  

  • 3 ovos
  • 75 g de açúcar
  • 180 g de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de (chá) e bicarbonato de sódio
  • 1 e 1/2 colher de (chá) de extrato de baunilha
  • 6 colheres de (sopa) de leite
  • 75 g de manteiga amolecida sem sal
  • 1/4 colher de (chá) de sal
  • 3 colheres de (sopa) de cacau em pó
  • 1 xícara de (chá) de gotas ou botões de chocolate
  • 3 colheres de (chá) de farinha de trigo para colocar as gotas ou botões de chocolate

Instruções passo a passo
 

  • Forre formas de muffins com forminhas de papel.
  • Em uma tigela coloque os ingredientes: os ovos, e bata com um garfo para desfazer, adicione o açúcar e mexa de novo, agora coloque a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, a essência de baunilha, o leite, a manteiga amolecida, o sal, o cacau em pó, e mexa tudo com o garfo para misturar bem.
  • Em cima das gotas de chocolate coloque um pouco de farinha de trigo e misture tudo.
  • Coloque essa mistura na massa do chocolate e misture bem.
  • Em seguida, coloque 1/3 de massa em cada forminha de papel e ponha gotinhas de chocolate por cima da massa.
  • Leve ao forno médio pré-aquecido a 150ºC, durante 15 minutos, não asse demais para seu bolo não ficar seco.

receita em vídeo

Nutrição

Calorias: 364kcalCarboidratos: 51.64gProteína: 8.24gGordo: 14.44g

Nota: Esta informação é fornecida como cortesia e é apenas uma estimativa. Estas informações provêm de calculadoras on-line. Embora a cozinhadave.com tente fornecer informações nutricionais precisas, estes números são apenas estimativas.

PALAVRAS CHAVE a cozinha da vê, como fazer muffins, como fazer muffins de chocolate, muffins, receita de bolos de chocolate, receita de muffins
Já fez esta receita?Partilhe conosco como correu!

Se você experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo, deixando-me saber como você gosta! 

E se você fizer alguma modificação, eu adoraria ouvir sobre isso também. Todos nós podemos nos beneficiar da sua experiência!

1 comentário em “Muffins de Chocolate”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BR